Exercícios Resolvidos de Introdução aos vetores

Ver Teoria

Enunciado

O professor de programação da sua faculdade, visando otimizar o tempo de correção da última prova aplicada, decidiu criar um programa capaz de comparar as respostas das provas dos alunos com o gabarito oficial automaticamente.

Para armazenar as respostas das questões da prova, ele decidiu utilizar um vetor. Esse vetor possui os seus índices atrelados as questões, que por sua vez armazenam as alternativas que correspondem as suas respostas corretas.

A figura a seguir ilustra o gabarito oficial da prova representado através do vetor:

Com base nessas informações responda:

  • Quantas questões a prova possui?
  • Qual é o tipo de dados utilizado para a criação desse vetor?
  • Qual é a alternativa que responde corretamente a 3ª questão dessa prova?

Passo 1

Vamos começar do começo.

Quantas questões a prova possui?

O vetor que desempenha papel de gabarito oficial possui 5 posições, logo 5 respostas. Dessa forma, podemos afirmar que a prova aplicada por esse professor possui 5 questões.

Passo 2

Qual é o tipo de dados utilizado para a criação desse vetor?

Como cada posição do vetor irá armazenar a alternativa que responde a uma questão da prova e essas alternativas são representadas por letras, podemos afirmar que o tipo de dados do vetor é char.

Passo 3

Qual é a alternativa que responde corretamente a 3ª questão dessa prova?

Nós sabemos que a prova possui 5 questões, mas também sabemos que o vetor diferentemente das provas inicia em 0.

Dessa forma, devemos descobrir a correspondência de índice para questão utilizada pelo programa, que para falar a verdade é bem simples. Se m é o índice do vetor, a questão que essa posição se refere é m + 1, pois ao analisarmos o último índice (4) chegaremos em 4 + 1 que é igual a 5, ou seja, a última questão da prova (tamanho do vetor).

Portanto, a alternativa que responde corretamente a 3ª questão da prova é aquela armazenada pelo índice 2, que é a alternativa b).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)