Exercícios Resolvidos de Introdução às funções

Ver Teoria

Enunciado

Fazer uma função que receba um caractere como parâmetro e retorne 1 caso o caractere seja uma consoante, ou 0 caso contrário.

Passo 1

A primeira coisa que nós temos que fazer é criar o escopo da nossa função.

Para isso, devemos primeiro falar para o programa o tipo de retorno dessa função, que por assumir apenas 0 ou 1 é int. Além disso, devemos na declaração decidir o nome dessa função, nesse caso v e r i f i c a C o n s o a n t e . Por fim e entre parênteses devemos falar os parâmetros que essa função deve receber, nesse caso um único caractere c .

Passo 2

Com o escopo da função definido, podemos elaborar o código que ela executará quando chamada.

Onde basicamente declaramos uma variável c o n s o a n t e do tipo int e a inicializamos com o valor 1 (supondo que o caractere passado por parâmetro é uma consoante). Após isso, utilizamos a estrutura switch para pegar o caractere armazenado por c e compará-lo com todas as vogais através de casos, caso um deles seja verdadeiro c o n s o a n t e receberá 0.

No término da função o valor de c o n s o a n t e será retornado da seguinte forma: se o caractere armazenado por c for uma consoante o valor de retorno (armazenado por c o n s o a n t e ) será 1, caso contrário o valor será 0.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)