Exercícios Resolvidos de Manipulando Arquivos

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que receba o título de um arquivo, abra esse arquivo e utilize a função fscanf para imprimir o conteúdo do mesmo.

Passo 1

Começaremos o nosso programa definindo o escopo do nosso código principal e as variáveis que iremos utilizar:

Passo 2

Agora que já temos tudo aquilo que será necessário para o funcionamento do programa, podemos requisitar ao usuário o título do arquivo:

Em seguida, utilizamos o título inserido como parâmetro da função fopen para que o arquivo seja aberto no modo de leitura (para isso o arquivo deve existir).

Passo 3

Com o arquivo aberto, podemos utilizar uma estrutura de repetição para percorrer e imprimir cada caractere presente nesse arquivo:

Faremos isso utilizando a função fscanf como condição de um laço de repetição while. Ou seja, enquanto a função fscanf for diferente de EOF (End Of File ou fim do arquivo), nós iremos imprimir o caractere retornado por ela.

Para isso, devemos codificar a função fscanf passando como primeiro parâmetro o ponteiro do arquivo que será lido, nesse caso a r q , como segundo parâmetro o especificador de tipo do que será lido, nesse caso %c já que iremos ler caractere por caractere. Por fim, como terceiro e último parâmetro, devemos passar a variável que irá armazenar aquilo que será lido do arquivo, nesse caso a variável do tipo char c a r a c t e r e (assim como a função scanf, devemos colocar o &).

Passo 4

Com o arquivo já impresso na tela, não podemos nos esquecer de fechar esse mesmo arquivo antes de encerrarmos o programa:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)