Exercícios Resolvidos de Manipulando Arquivos

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que receba um título e um texto, ambos inseridos pelo usuário, crie um arquivo que tenha como nome o título e grave nesse arquivo o texto.

Passo 1

Começaremos o nosso programa definindo o escopo do nosso código principal e as variáveis que iremos utilizar:

Passo 2

Agora que já temos as variáveis necessárias para o funcionamento do nosso programa, podemos requisitar ao usuário a entrada do título do arquivo e do texto que será gravado nele:

Em seguida, utilizamos o título inserido como parâmetro da função fopen para que o arquivo seja criado e aberto para manipulação.

Passo 3

Com o arquivo pronto para uso, podemos utilizar a função fprintf para gravarmos as informações que estão armazenadas na string t e x t o :

Para isso, devemos passar como primeiro parâmetro da função fprintf o ponteiro do arquivo, que nesse caso é a r q , como segundo parâmetro, o especificador de tipo do que será gravado no arquivo, como iremos gravar uma string esse especificador é o %s. Por fim, como terceiro e último parâmetro da função fprintf, devemos passar a variável que armazena o conteúdo que será gravado no arquivo, nesse caso a string t e x t o .

Prontinho, agora só precisamos utilizar a função fclose para fecharmos o arquivo!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)