Exercícios Resolvidos de Manipulando vetores

Ver Teoria

Enunciado

Faça um programa que preencha um vetor de 1.000 posições com números inteiros inseridos via teclado pelo usuário pelo usuário.

Passo 1

Para alguns isso pode parecer muito simples, mas é um conhecimento que compõe a base para a utilização de vetores na linguagem C. A operação de preencher consiste em utilizar uma estrutura de repetição que requisita uma entrada e incrementa uma unidade na variável contadora a cada loop.

Passo 2

A figura a seguir ilustra de forma simples como um vetor de 1.000 posições é preenchido:

Basicamente, a lógica por trás dessa operação está em utilizar uma estrutura de repetição com uma variável contadora iniciada em 0. A cada loop do laço, a posição do vetor que será processada é aquela armazenada pela variável i (contadora), essa posição também é responsável por armazenar o valor que será requisitado ao usuário.

Isso fará com que enquanto a condição de execução for verdadeira (nesse caso i menor que o tamanho do vetor) uma requisição de entrada seja feita, ou seja, um valor será pedido ao usuário para todas as posições do vetor até que ele tenha sido totalmente percorrido.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)