Manipulando vetores

Ver Todos os Exercícios

Teoria

Introdução

Fala aí, aqui é o Guga do Responde Aí! Tudo bem com você?

Para termos chegado até aqui significa que nós já sabemos como criar vetores, mas até então eles estão vazios (na verdade eles possuem o que chamamos de lixo de memória).

No tópico de hoje nós vamos entender como manipular vetores e o motivo que faz a utilização deles tão interessante em alguns casos, então vamos nessa!

Inserindo elementos em um vetor

Para atribuirmos valores a um vetor, precisamos conhecer os índices presentes nele. A utilização de índices é uma forma de definir uma posição única aos vários elementos que um vetor pode possuir.

Com essa explicação ficou mamão com açúcar, fala sério!?

Para facilitar ainda mais, dá uma olhadinha nesse vetor:

Nós sabemos que ele possui tamanho 5 e está preenchido com 5 elementos, mas como eu faria para acessar apenas o elemento “C”?

É muito simples, os número menores que estão em azul representam os índices, todo índice de um vetor na linguagem C se inicia em 0 e vai até n - 1 , onde n é o tamanho do vetor.

Dessa forma, retornando a pergunta, para acessar o elemento “C” basta eu conhecer o seu índice, que nesse exemplo é 2, ou seja, o 3º elemento do vetor.

Mas com um vetor preenchido assim é moleza! Quero ver como nós preenchemos um vetor vazio.

Para ser sincero isso também é muito simples, depois de criar o vetor nós só precisamos conhecer o índice que desejamos preencher e o elemento (do mesmo tipo do vetor) que será armazenado.

Olha a figura a seguir:

Prontinho, acabamos de criar exatamente o mesmo vetor que foi utilizado para explicar os índices (considerando que aquele vetor se chama letras).

De maneira geral, a inserção de elementos em um vetor é feita da seguinte forma:

Molezinha, né?

Acessando elementos em um vetor

Você se lembra que utilizamos o acesso aos elementos de um vetor para explicar como os índices funcionam?

Vamos relembrar aquela explicação mudando algumas coisas, em especial o vetor que será utilizado:

Nós já sabemos recriar o vetor ilustrado pela imagem através de código na linguagem C, pois sabemos criar e preencher um vetor e é justamente isso que iremos fazer agora:

Tá, mas para que fizemos tudo isso?

Simplesmente para entendermos que o acesso a um elemento em um vetor é feito apenas conhecendo o índice que esse mesmo elemento está.

Então, se por algum motivo quiséssemos imprimir o elemento que está no índice 2 do vetor numeros teríamos que fazer isso:

De maneira geral, o acesso a um elemento presente em um determinado vetor é feito da seguinte forma:

Operações com vetores

Apesar de ter uma notação diferente, manipular um elemento específico de um vetor não é muito diferente de manipular uma variável, pois podemos fazer exatamente as mesmas coisas, como por exemplo:

Imagino que já deu para entender que não existem limitações quando relacionamos manipular um elemento específico de um determinado vetor a uma variável.

Agora que nos tornamos pancadões na manipulação de vetores está na hora de resolvermos alguns exercícios de fixação, você não acha?

Vamos exercitar o cérebro para ir bem em qualquer prova de programação da faculdade, te encontro na página aqui do ladinho.

Acessando elementos em um vetor

Operações com vetores

Exercícios Resolvidos