Enunciado

15.159. Resolva o Problema 15.158 admitindo que a placa gire em torno de O com velocidade angular constante , no sentido horário.

Passo 1

A diferença mais significante entre esse problema e o de antes é a direção da força de Coriolis. Mas vamos repetir todo o racioinio.

A gente pode usar uma equação geral para todos os pinos:

a P = a P ' + a P - p + a C

Nessa equação temos

a P : aceleração do pino; a P ' : r ω 2 ; a p - p : aceleração relativa entre o pino e a placa; a C : aceleração de Coriolis 2 ω u .

Passo 2

Para os pinos P 1 ,   P 2 e P 4 temos que

a P - p = 0

A aceleração relativa com a placa é nula. Mas para complicar um pouquinho as coisas o pino P 3 possui uma aceleração relativa não nula.

a P 3 - p = - u 2 r   i ^

E todos os pinos possuem uma aceleração de Coriolis com módulo de 2 ω u . A direção é sempre perpendicular a u → no sentido de ω → , ou seja, no sentido horário.

Passo 3

Agora vamos começar a calcular as acelerações:

a P 1 = r ω 2   i ^ + 2 ω u   j ^

Olha só as componentes são a P ' na direção de r → e a força de Coriolis, como a velocidade u → está apontando para - i ^ , essa aceleração tem que estar em +   j ^ .

Seguindo esse raciocínio, vamos fazer

a P 2 = - 2 ω u   i ^ - r ω 2   j ^

Agora para o pino P 3 vamos ter uma diferença, a aceleração relativa:

a P 3 = - r ω 2   i ^ - u 2 r i ^ + 2 ω u   i ^

A aceleração relativa é no sentido de r → .

Então

a P 3 = - r ω 2 + u 2 r - 2 ω u   i ^

E agora finalmente o pino P 4

a P 4 = r ω 2   j ^ - 2 ω u   j ^

Então

a P 4 = r ω 2 - 2 ω u   j ^

Resposta

a P 1 = r ω 2   i ^ - 2 ω u   j ^ a P 2 = 2 ω u   i ^ - r ω 2   j ^ a P 3 = - r ω 2 + u 2 r - 2 ω u   i ^ a P 4 = r ω 2 - 2 ω u   j ^  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O disco está se deslocando para a esquerda de tal maneira que ele tem uma aceleração angular α = 8r a d / s 2 e velocidade angular ω = 3r a d / s no instante mostrado. Se ele não desliza em A, determi
A argola é lançada na superfície áspera de maneira que ela tem uma velocidade angular ω = 4r a d / s e uma aceleração angular α = 5r a d / s 2 . Além disso, seu centro tem uma velocidade v O = 5m / s
A barra AB tem o movimento angular mostrado. Determine a aceleração do anel C nesse instante.
No instante mostrado, o bloco deslizante B está se deslocando para a direita com a velocidade e aceleração mostradas. Determine a aceleração angular da roda nesse instante.
No dado instante, o membro AB tem o movimento angular mostrado. Determine a velocidade e a aceleração do bloco deslizante C nesse instante.