Lista de Exercícios Resolvidos de Movimento Relativo: Aceleração

Ver Teoria

Num dado instante, o volante está girando com a velocidade e a aceleração angulares indicadas na figura. Determine a aceleração do bloco B , nesse instante.

Ver solução completa

Num dado instante, o pé A da escada tem aceleração a A = 4   p é s / s e velocidade v A = 6   p é s / s , ambas para esquerda. Determine a a ) aceleração do topo B e a b ) aceleração angular da escada, nesse instante.

Ver solução completa

A viga de aço de 9   m está sendo levantada a partir de sua posição horizontal pelos dois cabos presos em A e B . Se as acelerações angulares iniciais dos tambores de elevação são α 1 = 0,5   r a d / s 2 e α 2 = 0,2   r a d / s 2 nos sentidos indicados, determine a a ) aceleração angular α correspondente da viga, b )   a aceleração de C , e c )   a distância b desde B até um ponto P sobre a linha de centro da viga que não possui aceleração.

Ver solução completa

Determine a aceleração angular da barra de ligação A B , considerando que a barra C D tem a velocidade e a desaceleração angulares indicadas na figura.

Ver solução completa

O disco está se deslocando para a esquerda com aceleração angular α = 8   r a d / s 2 e a velocidade angular ω = 3   r a d / s . Se ele não escorrega em A , determine a aceleração do ponto B .

Ver solução completa

Determine a a ) aceleração angular da barra A B e b ) a aceleração linear de A para θ = 90 ° se θ ˙ = 0 e θ ¨ = 3   r a d / s 2 nessa posição. Desenvolva sua solução usando notação vetorial.

Ver solução completa

O bloco deslizante B move-se para a direita com aceleração de 2   p é s / s 2 . Na situação mostrada na figura, a velocidade de B é de 6   p é s / s . Determine a ) a aceleração angular da barra A B e b ) a aceleração do ponto A , na situação considerada.

Ver solução completa