Enunciado

A barra rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a carga P aplicada à viga provocar um deslocamento de 10 mm para baixo na extremidade C, determine a deformação normal desenvolvida nos cabos CE e BD.

BD.

Passo 1

Primeiramente, devemos representar os comprimentos finais:

Dessa forma a gente vai resolver o resto da questão utilizando geometria e lembrando, também, que a a deformação normal é igual a:

ϵ = Δ L L 0

Passo 2

Podemos determinar o deslocamento em BD, que é igual a BB’, por semelhança de triângulos entre os triângulos ACC’ e ABB’:

A C A B = C C ' B B '

7000 3000 = 10 ∆ L b d

Δ L b d = 10 ⋅ 3000 7000

∆ L b d = 4,28 m m

Passo 3

Com isso, podemos determinar as deformações normais:

∈ c e = 10 4000 = 0,0025

∈ b d = 4,28 4000 = 0,00107

Resposta

∈ c e = 0,0025

∈ b d = 0,00107

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A chapa retangular é submetida à deformação mostrada pelas linhas tracejadas. Determine as deformações normais médias ao longo da diagonal AC e do lado AB.
A forma original da peça de borracha é retangular e ela é submetida à deformação mostrada pelas linhas tracejadas. Determine a deformação normal média ao longo da diagonal DB e do lado AD.
A forma original da peça de borracha é retangular. Determine a deformação por cisalhamento média, se os cantos B e D forem submetidos a deslocamentos que provoquem a distorção da borracha mostrada pel
O bloco é deformado até a posição mostrada pelas linhas tracejadas. Determine a deformação por cisalhamento nos cantos C e D.
O comprimento original da barra é 300 quando está reta. Se ela for submetida a uma deformação por cisalhamento definida por γ x y = 0,02 x , onde x é dado em milímetros, determine o deslocamento \ ∆ y