Enunciado

77- Calcule o torque M ' sobre o carretel de 280   k g do cabo telefônico do Prob. 6/76 que permitirá que o carretel gire lentamente no sentido anti-horário sob a ação da força trativa de 1.6 k N .

Passo 1

Agora o carretel girará no sentido anti-horário. Então o raio de atrito mudará de direção da seguinte maneira.

Onde os dados da questão passada ainda se mantém:

r f = 8.98   m m

M r = 36.28   N

Inclusive a direção do giro causado pela força de 1.6   k N , porém para haver o giro no sentido anti-horário (natural á força de 1.6 kN) acarretará com que o momento M (que existe para parar esse movimento) seje menor do que em relação a questão anterior (que praticamente irá reverter o movimento).

Passo 2

Fazendo a somatória dos momentos nós teremos:

M = 880 - 36.28 = 843.72   N m

Porém esse é o momento pra que o corpo fique na eminência de giro. Para que ocorra um giro lento ele deverá estar um pouco maior.Tal como:

M = 844   N m

Resposta

M = 844   N m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A coluna D está sujeita a uam carga vertical de 40k N . Ela está suspensa em dois calços idênticos A e B para os quais o coeficiente de atrito estático nas superfícies de contato entre A e B e entre B
O mancal de escora suporta uniformemente uma força axial P = 4k N . Se o coeficiente de atrito estático é μ s = 0,3 , determine o torque M necessário para superar o atrito.
O mancal de escora suporta uniformemente uma força axial P = 2,5k N . Se um torque M = 5N m for aplicado ao eixo e fizer com que ele gire em velocidade constante, determine o coeficiente de atrito cin
O disco de embreagem é usado nas transmissões de automóveis padrão. Se quatro molas são usadas para manter os dois discos A e B juntas, determine a força em cada mola necessária para transmitir um mom
Se P = 900N for aplicado ao cabo da alavanca L , determine o torque máximo M que a embreagem pode transmitir. O coeficiente de atrito estático na superfície em contato é μ s = 0,3 .