Enunciado

Determine o momento da força F em relação ao ponto O. Expresse o resultado como um vetor cartesiano.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

r O A = A - O

r O A = i - 2 j + 6 k

Quando se analisa o momento, ele é positivo toda vez que estiver girando no sentido anti-horário. Como a gente sabe disso?? Basta usar a regra da mão direita.

M o = F × r O A

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

M o =   i j k 1 - 2 6 - 6 4 8

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

M o =   - 40 i - 44 j - 8 k

Resposta

M o =   - 40 i - 44 j - 8 k

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

65- No Problema 3.56 , determine a distância perpendicular entre a porção B G do cabo e a diagonal A D .
Determine a distância perpendicular entre o cabo EF e a linha que une os pontos A e D, sabendo que a força exercida pelo cabo é de 205 N.
Determine a distância perpendicular entre o cabo EG e a linha que une os pontos A e D, sabendo que a força exercida pelo cabo EG em E é de 240N.
Uma força de 200N é aplicada em um suporte ABC como mostrado na figura. Determine o momento da força sobre A.
Antes que o tronco de uma grande árvore venha a cair, são amarrados cabos AB e BC, como mostra a figura. Sabendo que as forças de tração nos cabos AB e BC são de 555N e 660N , respectivamente, determi