Enunciado

A força de 70 N age na extremidade do tubo em B. Determine (a) o momento dessa força em relação ao ponto A e (b) a intensidade e a direção de uma força horizontal, aplicada em C, que produz o mesmo momento. Considere θ   =   60 ° .

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

Quando se analisa o momento, ele é positivo toda vez que estiver girando no sentido anti-horário. Como a gente sabe disso?? Basta usar a regra da mão direita.

M A = F × l  

F c = F cos ⁡ θ

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

F c = 35   N

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

M A = 35 × 0,9

M A = 31,5   N . m  

Resposta

F c = 35   N

M A = 31,5   N . m  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a intensidade e o sentido direcional da força em A em relação ao ponto P .
A grua pode ser ajustada para qualquer ângulo 0 ° ≤ θ ≤ 90 ° e qualquer extensão 0 ≤ x ≤ 5m . Para uma massa suspensa de 120k g , determine o momento desenvolvido em A em função de x e θ . Que valores
O cabo de reboque exerce uma força P = 6k N na extremidade da lança do guindaste de 8m de comprimento. Se x = 10m , determine a posição θ da lança para que essa força crie um momento máximo em relação
Determine a intensidade e o sentido direcional da força em A em relação ao ponto O .
Determine o momento produzido por cada força em relação ao ponto A.