Lista de Exercícios Resolvidos de Momentos em Duas Dimensões

Ver Teoria

A força F → de 10   k N é aplicada no ponto A . a ) Calcule o momento de F → em relação ao ponto O . b ) Determine os pontos nos eixos x e y em relação aos quais o momento de F → vale zero.

Ver solução completa

A plataforma uniforme, que tem uma massa por unidade de comprimento de 28   k g / m , está simplesmente apoiada sobre barras de apoio em A e em B . Um trabalhador de construção civil com 90   k g sai do ponto B e anda para a direita. Em que posição s o momento combinado do peso do homem e da plataforma será zero em relação ao ponto B ?

Ver solução completa

A força F → de módulo 60   N é aplicada à roda dentada. Determine o momento de F → em relação ao ponto O .

Ver solução completa

O componente de controle do acelerador pivota livremente em O . Se uma mola de torção interna exerce um momento de retorno M = 1,8 N . m sobre o componente, quando ele está na posição mostrada, determine, para a finalidade de projeto, a força trativa T necessária no cabo do acelerador para que o momento resultante em torno de O seja zero. Observe que quando T é zero, o componente se apóia no parafuso do ajuste da marcha lenta em R .

Ver solução completa

Determine o momento da força de 50 N :

  1. Em relação ao ponto O , usando o teorema de Varignon.
  2. Em relação ao ponto C , por um enfoque vetorial.

Ver solução completa

A força de 10   N é aplicada sobre a manopla da válvula de controle hidráulico, como mostrado. Calcule o momento dessa força em relação ao ponto O .

Ver solução completa

Calcule o momento da força de 250 N na manopla da chave inglesa em relação ao centro do parafuso.

Ver solução completa

Cada hélice de um navio de duas hélices desenvolve um empuxo de 300 k N na velocidade máxima. Ao manobrar o navio, uma hélice está girando a toda velocidade para frente e a outra a toda velocidade no sentido reverso. Que empuxo P cada rebocador deve exercer no navio para contrabalancear o efeito das hélices?

Ver solução completa

Um mecânico puxa a chave de boca de 13   m m com a força de 140   N mostrada. Determine o momento da força em relação ao centro O do parafuso.

Ver solução completa

Determine o momento da força de 800   N a ) em relação ao ponto A e b )   em relação ao ponto O .

Ver solução completa