Enunciado

Um mecânico está reinstalando uma lâmina recém-afiada em um cortador de grama. Um bloco de madeira encaixado em C impede a lâmina de girar quando a força de 30   l b é aplicada ao cabo da chave. A lâmina é aparafusada a um suporte preso ao eixo do motor O , que se projeta através do suporte e da lâmina. Determine a força normal em C . Declare quaisquer suposições. Faz diferença se o parafuso em B está instalado?

Passo 1

Fala galera! Tudo certo? Vamos dividir a resolução em algumas etapas, beleza? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede para determinar a força normal N C de contato no ponto C devido à força F = 30   l b aplicada na chave. Pede ainda para avaliar se há diferença quando o parafuso em B é instalado.

Show! Então bora lá. Por convenção, vamos considerar as forças como positivas quando elas estiverem no sentido positivo dos eixos e os momentos positivos quando estiverem no sentido anti-horário.

Nosso problema é denominado Categoria 4 segundo a classificação do quadro da Fig. 3/3. Isso significa que precisaríamos de duas equações de forças (eixos x e y ) e uma de momento (eixo z ) para resolver o sistema de incógnitas. Por outro lado, temos apenas uma incógnita N C , que no caso pode ser encontrada apenas pela equação de equilíbrio do momento em torno de O .

∑ M O = 0

N C * 10 - F * 6 = 0

N C = 30 * 6 10

N C = 18   l b

Passo 2

Tranquilo né? Agora precisamos analisar quanto ao parafuso no ponto B . Vamos partir do pressuposto que todo o suporte é feito no ponto O , dessa forma, o parafuso no ponto B ou em qualquer outro ponto do suporte é indiferente.

Viu como foi tranquilo?

Partiu pra próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

N C = 18   l b

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um tubo de 125m m de diâmetro é apoiado a cada 2 , 7m por uma pequena estrutura constituída de dois elementos, tal como mostra a figura. Sabendo que o peso combinado do tubo e seu conteúdo é 150N / m
Uma força P é aplicada em uma haste dobrada que é apoiada por um rolete e um suporte com pino. Para cada um dos três casos mostrados, determine as forças internas no ponto J .
7.16. Sabendo que o raio de cada roldana é 150 mm, que α = 3 0 ° e desprezando o atrito, determine as forças internas em (a) no ponto J, (b) no ponto K
7.17. Sabendo que o raio de cada roldana é 200 mm e desprezando o atrito, determine as forças internas no ponto J da estrutura mostrada na figura.
7.15. Sabendo que o raio de cada roldana é 150 mm, que α = 20 ° e desprezando o atrito, determine as forças internas em (a) no ponto J, (b) no ponto K