Enunciado

Resolva o Problema 10.69 usando a teoria da tensão de cisalhamento máxima. As duas tensões principais têm sinais opostos.

Passo 1

Olá, galera! Vamos lá resolver esse problema?

Vamos resolver o mesmo problema 10.6 9 , mas agora da tensão de cisalhamento máxima, sendo que as duas tensões principais têm sinais diferentes.

O enunciado pede que determinemos a tensão de cisalhamento por torção máxima exigida para provocar escoamento do material, e nos fornece:

σ e = 350   M P a

Temos então que:

σ 1 = τ

σ 2 = - τ

Para resolver basta substituir na equação:

σ 1 - σ 2 = σ e

τ - ( - τ ) = 350

2 t = 350

τ = 175   M P a

Resposta

τ = 175   M P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Resolva o Problema 10.71 usando a teoria da tensão de cisalhamento máxima. Ambas as tensões principais têm o mesmo sinal.
Se um eixo for feito de um material para o qual σ e = 350M P a , determine a tensão de cisalhamento por torção máxima exigida para provocar escoamento pela teoria da energia de distorção máxima.
A tensão de escoamento para um material plástico é σ e = 110M P a . Se esse material estiver sujeito ao estado plano de tensão e ocorrer uma falha elástica quando uma tensão principal for 120M P a , q
A chapa é feita de bronze Tobin, que escoa a σ e = 175M P a . Pela teoria de falha da tensão de cisalhamento máxima, determine a tensão de tração máxima σ x que pode ser aplicada à chapa, se também fo
A tensão de escoamento para uma liga de magnésio e zircônio é σ e = 107M P a . Se uma peça de máquina for fabricada com esse material e um ponto crítico no material for submetido às tensões principais