Enunciado

A roldana dupla mostrada na figura é fixada a um eixo de 10   m m de raio que se ajusta com folga a um mancal fixo. Sabendo que o coeficiente de atrito estático entre o eixo e o mancal pouco lubrificado é 0,40 , determine a intensidade da força P necessária para se manter o equilíbrio.

Passo 1

Bom galera, vamos começar fazendo um diagraminha de forças:

Passo 2

Show de bola, então a gente calcular o momento em relação ao ponto D , sabendo que o corpo encontra-se em equilíbrio:

∑ M D = 0

→ P 45 + r f - W ( 90 - r f ) = 0

→ P = W 90 - r f 45 + r f

→ P = ( 196,2 ) 90 - 4 45 + 4

→ P = 344,35   N

Resposta

P = 344,35   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a expressão para o torque M necessário para girar o eixo cuja pressão axial L é sustentada por um mancal cômico. O coeficiente de atrito é μ , e a pressão no mancal é constante.
Os blocos de 10 kg e de 25 kg estão presos por uma corda pendurada sobre a superfície curva fixa. Se o sistema está no limiar de escorregar, calcule o coeficiente de atrito entre a corda e a superfíci
Um marinheiro ajusta uma corda que impede que um barco se desloque ao longo de uma doca. Se ele puxa com uma força de 200 N a corda que está enrolada 1 ¼ de volta no mourão, que força T ele conseguirá
Determine a força P necessária para ( a ) levantar e ( b ) abaixar o cilindro de peso W a uma velocidade constante baixa. O coeficiente de atrito entre a corda e o eixo fixo vale 0,4.
Observa-se que os dois cilindros permanecem em movimento lento e constante, como indicado na figura. Determine o coeficiente de atrito μ entre a corda e o eixo rígido.