Enunciado

Sabendo que θ = 30 ,   determine as reações em (a) B e (b) em C.

Passo 1

Fala aí galera, vamos pra mais um problema de estática. Para determinar as reações, devemos aplicar as reações de equilíbrio. Primeiro, vamos aplicar o somatório vertical de forças e depois o somatório de momentos em C:

∑ F y = 0 → F C + F b = P

∑ M c = 0 → R F b t g 30 = P R

F b = P t g 30 = 1,73 P

Passo 2

Para determinar a reação em C, basta usar a primeira equação:

F C + F b = P

F C + 1,73 P = P

F C = - 0,73 P

Resposta

  1. F b = 1,73 P
  2. F c = - 0,73 P
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.30. As molas no arranjo de cabos estão originalmente não deformadas quando θ = 0 . Determine a tração em cada cabo quando F = 450N . Despreze a dimensão das polias em B e D.
39. Uma “balança” é construída com uma corda de 1,2 m de comprimento e o bloco D de 5 kg. A corda é fixada em um pino em A e passa por duas pequenas polias em B e C. Determine o peso do bloco suspenso
3.38. O peso de 5k g é suportado pela corda AC, pelo rolete, e por uma mola. Se a mola possui um comprimento não deformado de 200m m . Determine a distância d até onde o peso está localizado quando em
3.42. Determine a massa de cada um dos dois cilindros se eles causam um deslocamento s = 0,5m quando suspensos pelos anéis em A e B. Observe que s = 0 quando os cilindros são removidos.
3.31. As molas no arranjo de cabos estão originalmente deformadas em 0,3m quando θ = 0 . Determine a força vertical F que deve ser aplicada, de modo que θ = 30 ° .