Enunciado

Para a situação descrita na Fig. P2.47, determine ( a ) o valor de α para que a tensão na corda BC seja a menor possível, ( b ) o valor correspondente dessa tensão.

Passo 1

Tá legal, vamos lá! Antes de começar o exercício, é sempre bom ter em mente as dicas que o próprio livro nos dá antes de cada seção de exercícios, na parte de “metodologia para resolução de problemas”. Então beleza, seguindo aquelas dicas, vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre:

Passo 2

Agora que temos o DCL do problema, e temos somente três forças, vamos desenhar o triângulo de forças do sistema para descobrir os valores das tensões.

E aí vem o pulo do gato... Repara na figura a seguir:

Conforme a gente vai mudando o α , a gente vai mudando o ântulo entre T A C e T B C . Repara que T B C vai diminuindo (só olhar o tamanho do vetorzinho que representa) até chegar em um ponto que T B C vai ser mínima, que vai ser quando fazem 90°, sacou???

Repara no DCL, como fica (com umas linhas paralelas e tals):

Agora vamos pegar esse recorte aqui, com calma:

Se liga só... Como os ângulos internos do triângulo têm que somar 180°:

90 ° + 5 ° + β = 180 °

β = 85 °

E também a gente pode tirar que:

α + β = 90 °

α + 85 ° = 90 °

α = 5 °

Passo 3

Agora podemos relacionar o valor T B C através do triângulo de forças do passo 2, que é um triângulo retângulo:

sen ⁡ 5 ° = T B C 5340 → T B C = 465,4   N

Resposta

α = 5 °

T B C = 465,4   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.23. Determine o comprimento não deformado da mola AC se uma força P = 400N torna o ângulo θ = 60 ° para o equilíbrio. A corda AB tem 0,6m de extensão. Considere k = 850 N m .
3.28. Duas esferas, A e B, tem massas iguais e estão eletrostaticamente carregadas, de modo que a força repulsiva que atua entre elas tem uma intensidade de 20m N e está direcionada ao longo da linha
O balde e seu conteúdo têm uma massa de 60k g . Se a corda BAC possui comprimento, determine a distância y até a polia em A para o equilíbrio. Despreze a dimensão da polia.
3.22. Uma força vertical P = 50N é aplicada nas extremidades da corda AB de 0,6m e na mola AC. Se a mola tem um comprimento não deformado de 0,6m , determine o ângulo θ Para o equilíbrio. Considere k
5.57. Os discos lisos D e E possuem um peso de 1k N e 0,5k N , respectivamente. Se uma força horizontal P = 1k N é aplicada no centro do disco E, determine as reações normais nos pontos de contato com