Enunciado

A treliça é composta de cinco membros, cada um tendo comprimento de 4   m e massa 7   k g / m . Se a massa das chapas de fixação nas juntas e a espessura dos membros puderem ser desprezadas, determine a distância d até onde o cabo de levantamento deve ser conectado, de modo que a treliça não tombe (gire) quando for levantada.

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão de Estática.

Este problema nos pede para determinarmos a distância d até onde o cabo de levantamento deve ser conectado, de modo que a treliça não tombe (gire) quando for levantada. Primeiro, vamos analisar o problema:

Assim, vamos determinar a distância d a partir da relação do cosseno. Fica assim:

Assim, d vai ser:

d = ρ L L 2 + L 4 + 3 L 4 + L + 5 L 4 5 ρ L d = 3   m

É isso, galera, Bora resolver mais questões pra ficar craque.

Resposta

d = 3   m  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma chapa fina de plástico de espessura uniforme é dobrada na forma de porta-arquivo determine o centro de gravidade do organizador.
Um arame de aço fino de secção reta uniforme é dobrado na forma mostrada na figura. Determine seu centro de gravidade.
Um cotovelo para o duto de ventilação é feito de chapa metálica de espessura uniforme. Determine o centro de gravidade do cotovelo.
Determine o centro de gravidade mostrado na figura, sabendo que ela é feita de barras finas de latão o diâmetro uniforme.
Um duto cilíndrico de 200m m de diâmetro e um duto retangular de 100 × 200m m devem ser unidos tal como indica a figura. Sabendo que os dutos são fabricados a partir da mesma chapa de metal, que tem e