Enunciado

Um tubo P está sendo dobrado pelo dobrador de tubos, conforme mostrado. Se o cilindro hidráulico aplica uma força de magnitude F = 24   k N ao tubo em C , determine a magnitude das reações do rolo em A e B .

Passo 1

Fala galera! Tudo certo? Vamos dividir a resolução em algumas etapas, beleza? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede para determinar o módulo das reações nos pontos A e B devido à aplicação de uma força F = 24   k N . Vamos começar fazendo o diagrama de corpo livre do nosso sistema de forças. Isolando o tubo P com as três forças que estão agindo nele, temos: as duas reações N A e N B dos apoios e a força F exercida pelo cilindro no ponto C .

É um problema bem simples! Vamos começar fazendo o somatório da equação de equilíbrio para o eixo x :

∑ F x = 0

N A sen ⁡ ( 15 ° ) - N B sen ⁡ 15 ° = 0

N A = N B

Com isso temos que as reações em A e em B são iguais! O que reduz o nosso problema a apenas uma incógnita.

Passo 2

Show, para descobrir o módulo das reações, vamos fazer o somatório da equação de equilíbrio para o eixo y :

∑ F y = 0

F - N A cos ⁡ 15 ° - N B cos ⁡ 15 ° = 0

Como N A = N B :

2 N A cos ⁡ ( 15 ° ) = 24

N A = 24 2 * cos ⁡ ( 15 ° ) N A = N B = 12,42   k N

Super tranquilo né? Partiu para a próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

N A = N B = 12,42   k N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ao usar o cortador de parafusos mostrado na figura, um operário aplica duas forças de 300 N aos cabos da ferramenta. Determine a intensidade das forças exercidas pelo cortador no parafuso.
Determine a intensidade das forças de aperto produzidas quando duas forças de 300 N são aplicadas tal como mostra a figura.
Sabendo que a estrutura mostrada na figura tem um fio em B de a = 13 m m , determine a força P necessária para manter o equilíbrio na posição mostrada.
Sabendo que a estrutura mostrada na figura tem um fio em B de a = 25 m m , determine a força P necessária para manter o equilíbrio na posição mostrada.
A tesoura para poda mostrada na figura consiste em duas lâminas e dois cabos. Os dois cabos da ferramenta estão ligados pelo pino C , e as duas lâminas estão ligadas pelo pino D . A lâmina da esquerda