Enunciado

Para a viga e o carregamento mostrados, determine a tensão normal máxima provocada pelo momento fletor na seção transversal C .  

Passo 1

Fala aí, galerinha. Tudo bem com vocês? Bora fazer mais uma questão de mecânica.

Como queremos a tensão normal máxima gerada pelo momento fletor na seção C , devemos, primeiramente, determinar o valor do momento fletor na seção C .   Para isso, precisamos determinar as reações e encontrar o diagrama.

Por simetria, sabemos que as reações serão para cima e equivalentes a metade do esforço total para baixo, cada uma. Logo:

F A = F B = 6 + 1,8 × 4,5 2 = 7,05   k N

Portanto, esboçando o diagrama:

Podemos ver que o momento em C   equivale a 8,5   k N m .

Passo 2

Já temos o momento na seção C ,   basta encontrar as outras variáveis das quais a tensão normal depende. Sabemos que a tensão normal causada pelo momento fletor é dada por:

σ = M c I

Onde c   é a distância da linha neutra (onde a tensão é nula) até o ponto em que queremos saber a tensão e I   é o momento de inércia da seção.

Como queremos a máxima tensão, pegaremos o maior c .   Portanto:

c = 150 m m = 0,15   m

O momento de inércia é dado por:

I = b h 3 12 = 0,08 × 0,3 3 12 = 1,8 × 10 - 4   m 4

Passo 3

Agora, temos todos os dados para obter a tensão normal na seção C .   Substituindo os valores:

σ = M c I

σ C = 8,5 × 10 3 × 0,15 1,8 × 10 - 4 = 314,81   M P a

E pronto! Esta é a tensão normal na seção C   gerada pelo momento fletor.

Resposta

σ C = 314,81   M P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A peça de mármore, que podemos considerar como um material linear elástico frágil, tem peso específico de 24k N / m ³ ³ e espessura de 20m m . Calcule a tensão de flexão máxima na peça se ela estiver
Foram apresentadas duas alternativas para o projeto de uma viga. Determine qual delas suportará um momento de M=150k N·m com a menor quantidade de tensão de flexão. Qual é essa tensão? Com que porcent
O elemento tem seção transversal com as dimensões mostradas na figura. Determine o maior momento M que pode ser aplicado sem ultrapassar as tensões de tração e compressão admissíveis de (σt)adm = 150
A peça fundida cônica suporta a carga mostrada. Determine a tensão de flexão nos pontos A e B. A seção transversal na seção a-a é dada na figura.
Determine a maior tensão de flexão desenvolvida no elemento se ele for submetido a um momento fletor interno M=40k N . m .