Exercícios Resolvidos de Método de Ponchon - Savarit

Ver Teoria

Enunciado

Os métodos McCabe-Thiele e Ponchon-Savarit são comumente aplicados em problemas de projeto de colunas de destilação. Em relação a estes métodos, pode-se afirmar que:

A) O método McCabe-Thiele é um método rigoroso, que resolve formalmente os balanços de energia na coluna.

B) Os métodos McCabe-Thiele e Ponchon-Savarit têm premissas idênticas.

C) O método Ponchon-Savarit só pode ser aplicado em sistemas cuja fase líquida seja ideal.

D) O método McCabe-Thiele considera vazões molares constantes ao longo de uma seção da coluna de destilação.

Passo 1

Nessa questão é pedido que nós façamos uma análise comparativa de dois métodos super importantes para coluna de destilação que são McCabe-Thiele e Ponchon-Savarit. Sendo assim vamos analisar caso a caso.

Passo 2

Na letra A, a questão que o método McCabe-Thiele é um método rigoroso, que resolve formalmente os balanços de energia na coluna. Já vimos na teoria que isso não é verdade, pois para McCabe-Thiele podemos usar tanto método analítico, através de balanços como o método gráfico. Sendo assim, a alternativa é falsa.

Já a letra B, afirma que os métodos McCabe-Thiele e Ponchon-Savarit têm premissas idênticas. Vimos que o primeiro tem tanto o método analítico como gráfico, enquanto o segundo possui método apenas gráfico. Porém, ambos têm o objetivo de calcular o número de estágios necessários para a destilação. Logo, a alternativa é verdadeira.

Passo 3

Sendo assim, as alternativas C e D são falsas. Pois não é exigido que a fase líquida seja ideal para aplicação do método Ponchon-Savarit e o método McCabe-Thiele não considera vazões molares constantes ao longo de uma seção da coluna de destilação.

Resposta

Alternativa B