Exercícios Resolvidos de Módulo Math

Ver Teoria

Enunciado

Um pequeno, porém, horrível, alienígena está no topo da Torre Eiffel (que tem 324 metros de altura) e ameaça destruir a cidade de Paris! Um agente da MIB está no nível do chão, a 54 metros da Torre Eiffel, mirando sua arma a laser no alienígena. Em que ângulo, em graus, o agente deve disparar a arma?

Passo 1

E aí, maninho! Pra resolver essa questão, a gente vai precisar lembrar lá de trigonometria do ensino fundamental. Mas tu reparou que a questão não tá pedindo o código? Só tá pedindo o resultado da conta mesmo… A gente vai escrever o código, executar, pegar a resposta e pronto. A gente até poderia usar a calculadora do PC, mas aí seu professor ia ficar boladão!

Então, bora usar Python pra resolver esse problema. A primeira coisa que a gente tem que se ligar é que, apesar de todo o textinho do enunciado (bem legal, inclusive), a questão só quer saber o ângulo de um triângulo de catetos 54 e 324.

E pra gente descobrir, vamos usar algumas das funções de matemática que são disponibilizadas pra gente no módulo math, que vem junto do python. Mas primeiro, a gente precisa importar o módulo.

Passo 2

Pra importar algum módulo, precisamos usar a palavra-chave “import”, e colocar em seguida o nome do módulo que queremos importar. Olha como fica:

Pronto! Mas não esquece que, caso tenha mais outros códigos no seu programa, é importante que o import esteja nas primeiras linhas. Se não, o professor vai puxar sua orelha, ok?!

Beleza! Agora que já temos acesso às funções matemáticas de Python, bora pensar em como a gente pode descobrir o ângulo do enunciado.

Passo 3

Bom, os dados que nós temos são o cateto oposto e o cateto adjacente ao nosso ângulo. O que esses dados nos lembram?

Isso aí! Nos lembram da tangente!

Mas, cara… A gente não quer descobrir a tangente de teta… A gente quer descobrir quanto é o próprio teta! Pra tirar aquela função tan dali, vamos precisar usar a função inversa da tangente. Essa é ruim de lembrar mesmo...

Mas a função inversa da tangente é a função arco-tangente! Então, se a gente aplicar essa função dos dois lados da equação vai ficar assim:

A função arco-tangente cancela a função tangente, e aí sobra só o teta do lado esquerdo da equação! Pronto, já sabemos como descobrir o ângulo… Partiu escrever essa parada em Python!

Passo 4

Bora criar uma variável pra salvar o resultado da nossa conta! Lembrando que as funções inversas trigonométricas em Python são math.asin(), math.acos() e math.atan().

Pronto! Repara que a ordem é importante, ok?! É o cateto oposto dividido pelo adjacente, assim como tá lá na figura! Se colocar ao contrário, o resultado vai ser diferente.

Mas, se liga também que o resultado vai estar em radianos… Bom, não tá errado, mas a gente tá bem mais acostumado a usar graus, e o enunciado também tá pedindo pra converter. Então, bora converter! Pra isso, a gente pode usar a função math.degrees().

Pronto! A gente atualizou o valor da variável theta, e agora ela tá guardando o ângulo em graus. Show!

O programa tá calculando tudo pra gente, mas ainda precisamos exibir a resposta!

Passo 5

Pra exibir a resposta pro usuário (nesse caso, a gente mesmo), vamos usar a função print() aliada com formatação de string. Se tu não estiver craque em formatar string, dá uma olhadinha nesse tópico, porque bem importante. Tá lá em Operações com String.

Voltando pro nosso programa, vai ficar mais ou menos assim:

Aí sim! Agora, quando a gente executar, o ângulo vai ser calculado, transformado pra graus e exibido. Vamos executar!

Pronto! Temos a resposta que nosso enunciado pediu. Agora é só alegria!

Te vejo no próximo exercício, doido! Valeuuuuu

Resposta

O agente deve atirar em um ângulo de 80.54º.