Exercícios Resolvidos de Módulo Random

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que pergunte nomes de alunos de uma sala de aula. O número de alunos é desconhecido, por isso o programa deve perguntar até que seja digitada a palavra “fim”. Depois, o programa deve sortear um aluno para apresentar o trabalho primeiro.

Exemplo:

Digite um nome: Yann

Digite um nome: Camilinha

Digite um nome: Richardneydson

Digite um nome: Claudiane

Digite um nome: fim

O primeiro aluno a apresentar será: Claudiane.

Passo 1

E ai, meu padrin! Bora resolver essa questão doida.

E pra começar, a gente pode perguntar o nome do aluno. Mas a gente não sabe quantos nomes serão digitados e, por isso, é uma boa ideia colocar os nomes numa lista! Assim, podemos perguntar indefinidamente… Então vamos criar uma lista e um laço de repetição indefinido, que é feito com o while.

Pronto! Com essa estrutura, o programa já pergunta os nomes até a gente digitar “fim”...

Passo 2

Agora, a gente precisa escolher um dos nomes aleatoriamente. Bom, a primeira coisa que precisamos fazer pra ter acesso às funções aleatórias é importar o módulo random, certo?

E agora, depois do while, a gente precisa escolher um aluno aleatoriamente. Existe uma função do módulo random que faz exatamente o processo de selecionar um item numa lista. Você lembra qual é?! É a choice(), pô! Vem comigo:

Depois dessa linha, a variável “selecionado” vai armazenar os nome de um aluno escolhido aleatoriamente. Agora, a gente só precisa exibir.

Passo 3

Pô, pra exibir o nome do azarado selecionado, a gente vai usar a função mais famosa de todas: print(). E também vamos usar formatação de string pra ficar mais bonitinho, ok?! Se liga em como a gente pode fazer:

E pronto! Assim, o programa vai sortear e exibir o nome do primeiro aluno a apresentar o trabalho, e a gente finalizou mais um exercício! Te vejo no próximo, ok? Valeuuu!

Resposta