Exercícios Resolvidos de Módulo Random

Ver Teoria

Enunciado

Luiz e Fernando decidem jogar par ou ímpar. Luiz escolheu par e Fernando escolheu ímpar. Ao

término de 11 jogadas aquele que ganhar mais será o vencedor do jogo.

Vamos simular o jogo de Luiz e Fernando gerando, em cada jogada, dois números inteiros aleatórios (n1 e n2) pertencentes ao intervalo [0 a 10]. Assim, se a soma (n1+n2) dos valores obtido por cada jogador, em uma jogada, for par, Luiz ganha a jogada, se for ímpar, Fernando ganha a jogada. Faça um programa que simule o jogo, exibindo, em cada uma das 11 jogadas, o número gerado para cada jogador e quem ganhou a jogada. Ao final das 11 jogadas o programa deve exibir quem ganhou o jogo, além do número de jogadas em que ele foi o vencedor.

Obs: Na geração de números inteiros aleatórios use a função randint( ) do módulo random.

Passo 1

Coe, meu padrin! Questão de prova da PUC que nos obriga a usar o módulo random pra simular um jogo de par ou ímpar…

Bom, mas pelo menos é uma questão tranquila e da pra gente marcar esse ponto! Pô, tá escrito que a gente precisa fazer 11 repetições do jogo. E, a cada repetição, a gente tem que contar quem ganohu. Então, bora começar criando as variáveis que a gente vai precisar...

Mas, cara, se a gente sabe que vai precisar usar o módulo random, bora já importar ele de cara...

Tu lembrou que é legal sempre importar os módulos nas primeiras linhas, né?? Tu é brabo!

Passo 2

Agora, bora criar o nosso laço de repetição que vai fazer nosso código do par-ou-ímpar se repetir 11 vezes… Pra isso, vamos usar o while de forma que, a cada loop, o contador seja incrementado em uma unidade:

Pronto! Agora precisamos pensar no código do jogo… Bom, cada um dos jogadores coloca um número entre 0 e 10, contando com esses, né? Esses são os eventos que a gente vai simular com o módulo random.

Pronto! Mas qual dos dois venceu?!

A gente vai descobrir isso usando um if!

A gente pode somar as jogadas e verificar se o resultado é par ou ímpar… Se liga que o enunciado tá dizendo que Luiz escolheu par e Fernando, ímpar. Aí a gente só precisa contar os pontos dependendo de quem ganhou! Se liga só

Pronto! hehehhe falta checar quem venceu no fim...

Passo 3

Depois das 11 jogadas, precisamos checar qual dos dois jogadores é o vencedor, e pra isso a gente pode usar um if fora do laço de repetição! Saca só:

Repara que não tem como ter um empate, porque foram 11 jogadas. Com um número ímpar de jogadas, não tem como empatar, tá?! Show! O enunciado tá mandando a gente anunciar o vencedor e o número de pontos deste… Vamos fazer isso então!

Passo 4

Pra anunciar o vencedor, a gente pode usar a função print. E, juntamente com o nome, anunciar quantos pontos esse jogador fez. Então bora usar formatação de string pra juntar o nome com a quantidade de pontos, okay?!

Viu? Dessa forma, a gente concluiu nosso exercício! hehehe

Te vejo no próximo, tá? Valeuuu

Resposta