Exercícios Resolvidos de Operações com String

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que receba a data de nascimento do usuário no formato dd/mm/aaaa, armazene cada um dos dados em variáveis inteiras, chamadas dia, mês e ano. Por fim, exiba o somatório dos dados.

Passo 1

Fala aí! Como a gente precisa perguntar alguma coisa pro usuário, vamos começar com o input(), ok?!

Dessa forma, a gente consegue pegar e guardar na variável “data” o que for digitado pelo usuário. Vamos considerar que vai ser uma string no formato dd/mm/aaaa, já que o enunciado explicitou. Agora, precisamos salvar o dia, mês e ano em variáveis separadas. Pra isso, bora lembrar um pouquinho do fatiamento de string. Vamos considerar o dia do natal pro exemplo.

Na variável “data” vai ter uma string nesse formato:

Precisamos separar os dados e vamos fazer isso por fatiamento. Qual fatiamento dessa string corresponde ao dia?

Pro dia, podemos pegar o intervalo data[0:2]. Pro mês, data[3:5] e pro ano data[6:10].

Beleza! Conseguimos guardar nas variáveis os respectivos valores. Mas se liga que no enunciado tá dizendo que essas variáveis precisam ser inteiras, e quando pegamos fatiamento de string a gente recebe string. Vamos converter esses valores pra que nossas strings sejam números inteiros.

Passo 2

Pra converter os dados pra inteiro, precisamos usar a função int() antes desses dados entrarem na variável:

Agora sim! Os dados foram guardados nas variáveis no formato de números inteiros, e isso é essencial pra que a gente consiga calcular o somatório. Vamos calcular logo o somatório também.

Pronto! Agora só falta a gente exibir.

Passo 3

Pra exibir, tu tá ligado! A gente usa a função print().

Além disso, também precisamos usar formatação de string pra colocar a soma dentro da string do print(). Se liga que existem várias formas diferentes de formatar strings. Escolhi uma, mas você pode (e deve) fazer da forma que seu professor escolher, ok?!

Te espero no próximo exercício, doido!

Resposta