Exercícios Resolvidos de Operações com String

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que recebe uma string e o tamanho da linha (número de caracteres), e retorne a string centralizada.

Exemplo de entrada:

'João Pé de Feijão'

50

Saída:

“ João Pé de Feijão“

Passo 1

Fala aí! Primeiro, a gente precisa pegar os dados do usuário, e vamos fazer isso com a função input().

Como no tamanho a gente espera um número inteiro, então a gente já converte direto a resposta da função input() pra inteiro com a função int(). Na variável “frase” a gente espera uma string, e a função input() retorna uma string por padrão, por isso não precisamos de nenhuma conversão, ok?!

Passo 2

Agora, a gente precisa exibir uma string do tamanho que foi especificado pelo usuário. Pra isso, vamos preencher as laterais da string recebida até que ela tenha o tamanho especificado, sacou?

Então vamos começar calculando quantos espaços a gente precisa colocar de cada lado.

Se a gente precisa chegar na quantidade “tamanho”, vamos primeiro pegar a diferença entre o tamanho da string que a gente já tem e o tamanho que a gente quer. Depois, a gente divide por dois pra colocar dos dois lados da string. Mas se liga que a divisão precisa ser inteira, ok?! Nada de números reais aqui!

Passo 3

Sabendo a quantidade necessária de espaços em cada lado, a gente só precisa colocar. Vamos atualizar a variável “frase” colocando espaços dos dois lados da string.

Depois, a gente só precisa exibir!

Passo 4

Pra exibir, vamos usar a função print() na variável “frase”, que foi atualizada pra estar centralizada com a quantidade de espaços que a gente calculou.

E pronto! Finalizamos o exercício! Te espero no próximo, maninho!

Resposta