Exercícios Resolvidos de Operações de conformação

Ver Teoria

Enunciado

Diference extrusão a quente de extrusão a frio.

Passo 1

Extrusão a quente: A maioria dos metais são extrudados a quente devido a vantagem da diminuição da tensão de escoamento e da resistência à deformação que ocorre com o aumento da temperatura. Por outro lado, o trabalho a quente introduz problemas associados a: Oxidação dos tarugos, Oxidação das ferramentas de extrusão, Amolecimento da matriz e das ferramentas de extrusão.

Passo 2

A extrusão a frio está relacionada com a conformação de perfis de pequenos componentes de máquinas, como corpos de velas de ignição, eixos, alfinetes e cilindros vazados. Componentes simétricos são particularmente adequados. A precisão dimensional, alta produção e o acabamento são pontos fortes do processo. Associado ao elevado encruamento devido a deformação a frio é possível obter-se os seguintes benefícios: Fornecer peças com maior resistência mecânica, dureza, resistência ao desgaste e rigidez; Usar materiais mais baratos com baixo teor de elementos de liga.

Resposta

Extrusão a quente: A maioria dos metais são extrudados a quente devido a vantagem da diminuição da tensão de escoamento e da resistência à deformação que ocorre com o aumento da temperatura.

A extrusão a frio está relacionada com a conformação de perfis de pequenos componentes de máquinas, como corpos de velas de ignição, eixos, alfinetes e cilindros vazados. Componentes simétricos são particularmente adequados. A precisão dimensional, alta produção e o acabamento são pontos fortes do processo.

Exercícios de Livros Relacionados

a) Cite as vantagens da conformação metais por extrusão, em comparação a conformação por laminação. b) Cite algumas desvantagens.
Cite vantagens e desvantagens do trabalho a quente e do trabalho a frio.