Exercícios Resolvidos de Operadores da linguagem

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um código na linguagem C que imprima na tela o valor do dado gerado no resto da divisão entre os números 13 e 7.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa.

Como uma impressão deve ser realizada, temos que incluir as funções de entrada e saída presentes na biblioteca padrão stdio.h.

Além disso, devemos declarar a função main() que será responsável por alocar e executar o código principal do nosso programa.

Passo 2

Com o escopo do programa definido, devemos declarar a variável que irá armazenar o dado gerado na operação descrita no enunciado.

Como o resto da divisão entre os números 13 e 7 irá gerar um número inteiro, a variável que irá armazená-lo deve ser de mesmo tipo.

Com essas informações em mente, nós temos que realizar a declaração da variável mencionada (linha 05).

Passo 3

Com a variável declarada, podemos realizar a atribuição do dado que ela irá armazenar.

Como devemos armazenar como dado o resto da divisão entre dois números, devemos utilizar o operador % (operador aritmético de resto da divisão ou módulo). Onde o primeiro operando é o número 13 e o segundo operando o número 7.

Com a operação formada, basta realizarmos a atribuição do valor gerado por ela a variável que nós declaramos no passo anterior (linha 07).

Passo 4

Por fim, nós só temos que realizar a impressão do dado gerado na operação, para isso utilizaremos a função printf().

Como a variável x é a responsável por armazenar esse dado, ela será impressa (linha 08) seguida de uma quebra de linha.

Vale lembrar que nesse programa de exemplo nós utilizamos a variável x, mas ela poderia assumir qualquer nome que faça sentido com o dado que ela armazena, como por exemplo restoDivisao.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)