Enunciado

Classificando os tipos de probabilidade: Nos exercícios 41 a 46, classifique a afirmação como um exemplo de probabilidade clássica, empírica ou subjetiva. Explique seu raciocínio.

42. A probabilidade de escolher 6 números de 1 a 40 que sejam os seis números sorteados na loteria é de 1/3.838.380 ≈ 0,00000026.

Passo 1

O primeiro passo é definir probabilidade Clássica ou Teórica:

Probabilidade clássica (ou teórica) é usada quando cada resultado em um espaço amostral é igualmente possível de ocorrer. A probabilidade clássica para um evento E é dada por: P(E) = número de resultados no evento E/ número total de resultados no espaço amostral.

Passo 2

O segundo passo é definir probabilidade Empírica ou estatística:

Probabilidade empírica (ou estatística) é baseada em observações obtidas de experimentos probabilísticos. A probabilidade empírica de um evento E é a frequência relativa do evento E. P(E) = frequência do evento E /frequência total = f / n

Passo 3

O terceiro passo é definir probabilidade Subjetiva:

A probabilidade subjetiva resulta de conjeturas e de estimativas por intuição. Por exemplo, dada a saúde de um paciente e a extensão dos ferimentos, um médico pode sentir que o paciente tem 90% de chance de recuperação total. Ou um analista de negócios pode prever que a chance de os funcionários de certa empresa entrarem em greve é de 0,25.

Passo 4

Nesse último passo, classificaremos a probabilidade da afirmativa.

Podemos afirmar que trata-se de probabilidade clássica, tendo em vista que cada resultado no espaço amostral possui a mesma chance de acontecer, ou seja, é igualmente provável de ocorrer.

Resposta

Probabilidade clássica porque cada resultado no espaço amostral é igualmente provável de ocorrer.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica
Uma pequena esfera é pendurada por uma corda no teto de uma van. Quand
Mostre que o comprimento de atenuação Λ é igual à distância média que
Deve-se usar a expressão relativística para a energia cinética do elét
Use os dados da figura 2-17 para calcular a espessura de uma lâmina de