Enunciado

Considere uma situação de ANOVA com a = 4 médias: μ 1 = 1 , μ 2 = 5 , μ 3 = 8 e μ 4 = 4 . Suponha que σ 2 = 4 , n = 4 e α = 0,05 .

a)Encontre a potência do teste F na ANOVA.

b)Quão grande deve ser o tamanho da amostra se quisermos que a potencia do teste F para detectar essa diferença nas médias seja no mínimo 0,90?

Passo 1

Hey, jovem, tudo bem contigo? Espero que sim 😊 Bora pra mais uma questãozinha de estatística? Vamo que vamo! Então, nessa questão temos que apara encontrar a potencia F, temos:

No outro item a gente tem o questionamento de quão grande deve ser o tamanho da amostra que queremos. Basta pegarmoas a medida F menos o mínimo, logo:

- 0.154 - 0.9 = - 1.054

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Observa-se uma seqüência de ensaios de Bernoulli, independentes, com parâmetro p, até a ocorrência do primeiro sucesso. Se X indicar o número de ensaios necessários, repetiu-se esse experimento n veze
Observa-se uma seqüência de ensaios de Bernoulli, independentes, com parâmetro p, até a ocorrência do primeiro sucesso. Se X indicar o número de ensaios necessários, mostre que P(X = x) = (1 – p)^(x –
Considere Y uma v.a. com distribuição de Poisson, com parâmetro λ0. Obtenha a EMV de λ, baseado numa amostra de tamanho n.
Na função de verossimilhança L(p) da binomial, suponha que n = 5 e x = 3. Construa o gráfico da função para os possíveis valores de p = 1/5, 2/5, 3/5, 4/5, e verifique que o máximo ocorre realmente pa
Mostre que na análise de variância do modelo de efeitos fixos, E M Q E = σ ¨ 2 . Como o seu desenvolvimento mudaria se o modelo de efeitos aleatórios tivesse sido especificado?