Enunciado

Para se estudar o desempenho de duas corretoras de ações, selecionou-se de cada uma delas amostras aleatórias das ações negociadas. Para cada ação selecionada, computou-se a porcentagem de lucro apresentada durante um período fixado de tempo. Os dados estão a seguir.

Que tipo de informação revelam esses dados? (Sugestão: use a análise proposta nas Seções 3.3 e 3.4 .)

Passo 1

Bom galera, vamos começar fazendo os esquemas dos cinco números para as corretoras A e B , primeiro para a corretora A ?

E a corretora B ?

Passo 2

Show de bola, podemos também fazer dois boxplot:

Passo 3

Por fim, concluímos que o maior lucro foi observado na corretora A , a corretora B possui uma menor variabilidade nos lucros, as medianas das duas corretoras são muito próximas. Com isso, parece mais vantajoso ter o dinheiro investido pela corretora B .

Resposta

C o r r e t o r a   B   é   a p a r e n t e m e n t e   m a i s   v a n t a j o s a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para decidir se o desempenho das duas corretoras do exercício 29 são semelhantes ou não, adotou-se o seguinte teste: sejamCaso | t | 2 , os desempenhos são semelhantes, caso contrário, são diferentes.
Calcule as principais medidas de posição e dispersão (incluindo a média aparada e o dam) para: ( a ) variável CO no CD-Poluição;
Calcule as principais medidas de posição e dispersão (incluindo a média aparada e o dam) para: ( b ) salários de mecânicos, CD-Salários; e
Calcule as principais medidas de posição e dispersão (incluindo a média aparada e o dam) para: ( c ) variável preço, CD-Veículos.
(g) Número de peças montadas e resultado de um teste de inglês por operário.