Enunciado

O Exercício 13 do Capítulo 1 apresentou uma amostra de n = 153 observações sobre a resistência à tensão máxima, e o Exercício 17 da seção anterior forneceu quantidades resumidas e pediu o intervalo de confiança de amostra grande. Em virtude de o tamanho da amostra ser grande, nenhuma suposição sobre a distribuição da população é necessária para a validade do IC.

a. Qualquer suposição sobre a distribuição da resistência à tensão é necessária, antes de calcular um limite de previsão inferior para a resistência à tensão do próximo espécime selecionado usando o método descrito nesta seção? Explique.

b. Use um programa estatístico para investigar a plausibilidade de uma distribuição normal da população.

c. Calcule o limite de previsão inferior com um nível de previsão de 95 % para a resistência extrema à tensão do próximo espécime selecionado.

Passo 1

a. Precisamos assumir que as amostras vieram de uma população normalmente distribuída.

Passo 2

b. Um gráfico de probabilidade normal, gerado pelo Minitab:

O valor de p muito pequeno indica que a distribuição populacional da qual esses dados foram obtidos provavelmente não é normal.

Passo 3

c. Limite de previsão inferior de 95 %: 52.231 ± 2.179 ( 14.856 ) 1 + 1 13 = 52.231 ± 33.593 ⇒ ( 18.638,85.824 )

Resposta

a . Precisamos assumir que as amostras vieram de uma população normalmente distribuída.

b. O valor de p muito pequeno indica que a distribuição populacional da qual esses dados foram obtidos provavelmente não é normal.

c. ( 18.638,85.824 )

Exercícios de Livros Relacionados

As n = 26 observaçōs sobre o tempo de fuga dado no Exercício 36 do Capítulo I fomecem a média e o desvio padrāo da amostra de 370,69 e 24,36 , respectivamente.a. Calcule o limite de confiança superior
Uma amostra aleatória de n = 8 espécimes de teste de certo tipo de fibra de vidro E produziu uma força do rendimento de corte interfacial média amostral de 30,2 e desvio padrão da amostra de 3,1 ("On
Uma amostra de 25 peças de laminado usado na fabricação de placas de circuito foi selecionada, e a quantidade de deformação (in.) sob condições específicas foi determinada para cada peça, resultando e
Determine o valor crítico t de um limite de confiança inferior ou superior para cada uma das situações descritas no Exercicio 30 .
Determine o valor crítico t de um intervalo de confiança bicaudal em cada uma das situações a seguir:a. Nível de confiança = 95 % , gl = 10 b. Nível de confiança = 95 % , gl = 15 c. Nível de confiança