Enunciado

Com respeito ao Exercício 1, sobre uma pesquisa eleitoral, complemente com alguns objetivos específicos e proponha um questionário para a obtenção dos dados. Discuta sobre a forma de aplicação que você julga ser a mais adequada para a presente situação.

Passo 1

Oiii, bora bora resolver mais uma questão?

Para esta questão seria interessante dar uma olhada no Exercício 1 do capítulo 2 do livro “Estatística aplicada à ciências sociais” 5ª Edição do Barbetta. Mas em resumo, estamos fazendo uma pesquisa eleitoral a poucos dias de uma eleição municipal. A resposta da questão é bastante aberta a interpretação própria, então sinta-se livre para ler o capítulo, pesquisar e explorar as possibilidades. Alguns objetivos específicos que poderiam ser interessantes em uma pesquisa como essa:

“Contabilizar eleitores de determinada chapa.”

“Avaliar as expectativas da população em relação às chapas. ”

“Verificar se existe uma preferência a determinada chapa tendo em vista o bairro em que os eleitores moram”

“Verificar se os resultados são divergentes para uma zona rural ou urbana. ”

Assim como a sua imaginação de pesquisador te permitir, é claro, tendo em vista objetivos relevantes tendo em vista referências bibliográficas e pesquisas prévias realizadas, como por exemplo, o IBGE.

No próximo passo, vamos discutir algumas características do questionário.

Passo 2

O questionário deve ser feito com cuidado e deve possibilitar que seus objetivos da pesquisa sejam realizados. Para uma pesquisa eleitoral é necessário utilizar um questionário anônimo, mas perguntas como “Gênero”, “idade”, “Bairro”, “Profissão”, “Escolaridade”, etc, podem ser interessantes para avaliar características do eleitorado.

Nesta pesquisa é importante garantir anonimidade da pessoa caso utilize de questões como “Intenção de voto”, “satisfação com a chapa atual”, “expectativas com a chapa futura”. E é necessário garantir que o eleitor tenha a liberdade de não responder a essas perguntas com alternativas como “prefiro não opinar”, “prefiro não revelar”.

Das variáveis acima temos uma variável quantitativa “idade”, assim como diversas qualitativas as quais podem ter lacunas e alternativas como ( ) Pouco satisfeito ( ) Insatisfeito ( ) Muito Satisfeito. Podemos utilizar alternativas do tipo ( ) Boas expectativas ( ) Expectativa ruim, ou deixar lacunas para uma dissertação, de preferência curta e objetiva.

Sobre o formato do questionário, existem diversas ferramentas possíveis, desde questionários e formulários online, como bater de porta em porta. Note que a limitação de tempo faz com que formulários online sejam preferíveis pela facilidade de divulgação, no entanto isso pode comprometer a anonimidade se for necessário introduzir um e-mail, e também pode diminuir a sua população acessível se parte da população alvo não tem acesso à internet.

A liberdade da resposta nesta questão é bem grande, espero que tenha deixado um pouco mais claro os cuidados que se deve tomar! Até a próxima!! :D

Resposta

Ao longo do passo 1 e 2.

Exercícios de Livros Relacionados

O Posto de Saúde de um certo bairro mantém um arquivo com o número de crianças nas famílias que se utilizam do Posto. Os dados são os seguintes: 3, 4, 3, 4, 5, 1, 6, 3, 4, 5, 3, 4, 3, 3, 4, 3, 5, 5, 5
Utilizando alguma planilha eletrônica ou pacote estatístico disponível e com as informações da Tabela 1.1, construa um banco de dados para os 20 indivíduos iniciais e as 4 primeiras colunas. Imprima e
Considere a fibra sintética do exercício prévio. Como varia o desvio padrão da média amostral quando o tamanho da amostra aumenta de N = 6 para N = 49?
Considere os corpos de prova de concreto do exemplo prévio. Qual é o erro padrão da média amostras?
A elasticidade de um polímero é afetada pela concentração de um reagente. Quando baixa concentração é usada, elasticidade mede a verdadeira é 55, e quando alta concentração é usada, elas de cidade méd