Enunciado

Os seguintes dados são os números de ciclos até falhar, de corpos de prova de alumínio sujeitos a uma tensão alternada repetida, de 21.000 psi e 18 ciclos por segundo.

Construa um diagrama de ramos e folhas para esses dados. Calcule a mediana e os partes desses dados. Você acha que o corpo de prova sobreviverá além de 2000 ciclos? Justifique sua resposta.

Passo 1

Primeiro, vamos arredondar todos os valores de dados para os dez mais próximos.

Em seguida, vamos colocar os dígitos das centenas à esquerda da linha vertical e os dígitos das dezenas de cada valor de dados à direita da linha vertical.

Passo 2

Agora, vamos ordenar os dados do menor ao maior:

Como o número de valores é par, a mediana é a média dos dois valores médios do conjunto de dados classificado:

M = Q 2 = 1421 + 1452 2 = 1436.5

O primeiro quartil é a mediana dos valores dos dados abaixo da mediana (ou em

25% dos dados):

Q 1 = 1102

O terceiro quartil é a mediana dos valores de dados acima da mediana (ou em

75% dos dados):

Q 3 = 1730

Não parece provável que um corpo-de-prova "sobreviva" além de 2000 ciclos, porque o terceiro quartil é inferior a 2000 e, portanto, mais de 75% dos valores estão abaixo de 2000.

Resposta

Mediana: 1436.5

Primeiro quartil: 1102

Terceiro quartil: 1730

Improvável

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O consumo líquido de energia (em bilhões de quiloWatts hora) para países da Ásia, em 2003, é dado a seguir. Construa um diagrama de Ramo e folhas para esses dados e comente sobre importantes caracterí
Calcule a mediana, a moda e a média dos dados do exercício 6-16. Explique como essas tres medidas de localizacao descrevem características diferentes dos dados.
Uma importante característica de qualidade da água e a concentração de material sólido suspenso. Em seguida, são apresentadas 60 medidas de sólidos suspensos de um certo lago. Construa um diagrama de
Calcule a mediana, a moda e a média dos dados do exercício 6.14. Explique como essas três medidas de localização descrevem características diferentes dos dados.
Calcule a mediana, a moda e a média dos dados do exercício 6-15. Explique como essas tres medidas de localizacao descrevem características diferentes dos dados.