Enunciado

Suponha que X seja uma v.a. discreta, com f.p. p x = 2 - x , x = 1, 2,... Calcule:

(a) P(X ser par) (b) P(X 3) (c) P(X > 10)

Passo 1

Primeiro, para facilitar nossos cálculos vamos escrever nossa f.p. da seguinte maneira p x = 1 2 x .

E usando a propriedade da soma de infinitos termos de uma P.G. de razão menor que 1, vamos calcular as probabilidades pedidas em cada alternativa.

Passo 2

(a) P(X ser par) =

∑ x = 1 ∞ 1 2 2 x = ∑ x = 1 ∞ 1 4 x = 1 4 1 - 1 4 = 1 3  

Passo 3

(b) P X < 3 =

∑ x = 1 3 1 2 x = 7 8

Passo 4

(c) P X > 10 =  

∑ x = 1 ∞ 1 2 x = 1 2 11 1 - 1 2 = 1 2 10  

Resposta

(a) P X   s e r   p a r = 1 3

(b) P X < 3 = 7 8

(c) P X > 10 = 1 2 10

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Três cartas são retiradas, sucessivamente, de um baralho sem reposição. Determine a distribuição de probabilidade para o número de espadas.
Determine a distribuição de probabilidade da variável aleatória W do Exercício 3.3, assumindo que a moeda seja viciada, de modo que cara seja duas vezes mais provável de ocorrer do que uma coroa.
Com base em testes extensivos, foi determinado por um fabricante de máquinas de lavar roupas que o tempo Y em anos, antes que sejam necessários grandes reparos na máquina, é caracterizado pela função
Suponha que se saiba, com base em um grande número de dados históricos, que X , o número de carros que chegam a uma interseção específica durante um período de tempo de 20 segundos, é caracterizado pe
Tubos de magnétron são produzidos em uma linha de montagem mecanizada. Um plano amostrai é usado periodicamente para avaliar a qualidade no comprimento dos tubos. Essa medição é sujeita a incertezas.