Enunciado

Você foi convidado para chefiar a seção de orçamentos ou a seção técnica da Companhia MB. Após analisar o tipo de serviço que cada seção executa, você ficou indeciso e resolveu tomar a decisão baseado em dados fornecidos para as duas seções. O departamento pessoal forneceu as dados da Tabela 2.1 para os funcionários da seção de orçamentos, ao passo que para a seção técnica os dados vieram agrupados segundo as tabelas abaixo, que apresentam as freqüências dos 50 empregados dessa seção, segundo as variáveis grau de instrução e salário. Baseado nesses dados, qual seria a sua decisão? Justifique.

Passo 1

Bom galera, vamos começar construindo um gráfico de barras da frequência relativa do grau de instrução para a seção de orçamentos:

E para a seção técnica:

Passo 2

Belezinha, agora fazemos histogramas dos salários com os mesmos intervalos, primeiro para a seção de orçamentos:

E também para a seção técnica:

Resposta

Notamos que ambos as seções possuem proporções semelhantes de funcionários com o 1° grau de instrução ou superior, já na seção técnica a proporção de funcionários com 2° grau é um pouco maior. Observando os salários podemos notar que a seção de orçamentos possui salários mais distribuídos.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Numa determinada localidade, a distribuição de renda (em reais) é uma v.a. X com f.d.p.Qual a renda média nessa localidade?
Prove que Γ(α + 1) = αΓ(α).
Prove que, se α for inteiro positivo, Γ(α) = (α – 1)!.
Prove que a média e a variância de uma v.a. X com distribuição gama (densidade em (7.32)) são, respectivamente, αβ e αβ2.
Calcule Γ(1) e Γ(1/2).