Métodos de String
Teoria
Aprofundando conhecimentos em Strings
Fala aí! Aqui eu considero que você já tá manjando tudo de strings, beleza?! Acontece que a maioria das operações que a gente precisa fazer, o Python já pode fazer automaticamente com o uso de métodos (funções) que já vem prontos. Hoje a gente vai bater um papo sobre esses métodos e como eles podem facilitar sua vida durante o desenvolvimento das suas resoluções nas provas, beleza?! Enfatizando que tudo que eu vou falar aqui dá pra fazer com os conteúdos que a gente já tem, mas se torna MUITO mais fácil decorando alguns métodos. Vamo lá?!
upper() e lower()
Primeiramente, esses métodos são usados pra pegar uma cópia de uma string em caixa alta (upper()) ou caixa baixa (lower()).
Se liga que a gente pegou uma cópia maiúscula no primeiro print() e minúscula no segundo print(), porém a string original continua intacta, beleza?!
Essas funções geralmente são úteis quando a gente quer fazer comparações entre strings, se você estiver comparando só o conteúdo, sem se importar com a capitalização.
strip() e split()
Essas funções são capazes de limpar uma string e separar uma string em uma lista, respectivamente.
Se liga na primeira string, ela tem um \n no fim e um espaço na frente. A versão strip() dessa string contém apenas o texto, só o que importa. Agora, na segunda string eu usei o método split() e disse pra separar a string em uma lista usando o espaço “ “ como delimitador. Poderia ser qualquer outro delimitador.
Nesse caso a gente separou a string em todas as ocorrências de “,” (vírgula). Mas se liga que, assim como nos métodos upper() e lower(), as variáveis originais continuam intocadas. Esses métodos retornar cópias modificadas, mas a original continua lá guardada na variável.
Esses dois métodos são especialmente úteis em exercícios de arquivos, já que cada linha de um arquivo termina com “\n” e geralmente a gente tem várias informações por linha e queremos separar elas de alguma forma.
index() e find()
Esses métodos têm a mesma finalidade. Com eles, a gente pode saber a localização da primeira ocorrência de um caractere na string. A diferença é que o index() retorna um erro caso o caractere não exista, enquanto o find() retorna -1.
Só é possível usando o index() quando temos certeza que existe caractere na string. Com o find, podemos checar. No entanto, dá no mesmo no fim, pois precisamos checar se o resultado é -1 ou não. São só duas formas de fazer a mesma coisa.
Nos dois casos é necessário checar se o caractere existe. Mas com o index() é preciso checar antes, e com find() é preciso checar depois.
Outros
Beleza! Eu separei e detalhei pra você os métodos mais importantes e que realmente podem salvar a sua vida na prova. Mas não são os únicos. Caso você esteja com tempo e curiosidade, vou deixar uma tabelinha aqui com todos os métodos. Porém, enfatizo, os mais importantes a gente já falou, ok?!
Valeu, cara! Partiu fazer exercícios pra ficar FERA nessa parada de string?! Bora!
strip() e split()
index() e find()
Outros
Exercícios Resolvidos
Exercício Resolvido #1
Elaboração própria.
Observe a função a seguir:
Substitua a linha de código indicada acima pela aplicação de um dos métodos de string que faça com que essa função seja capaz de imprimir na tela a posição da primeira ocorrência de determinada substring na string .
Passo 1
Para resolvermos esse exercício temos que conhecer o método de string find, que é responsável por verificar a presença de determinada substring em uma string e retornar a posição do primeiro caractere de dela.
Passo 2
Sendo assim, basta utilizarmos o método find da string passando como parâmetro a substring (caractere inserido pelo usuário).
Resposta
Portanto, a função é definida da seguinte forma: