Lei de Henry: Solubilidade dos Gases

Resumo

Opa! Bora aprender sobre a Lei de Henry?!

-Mas afinal, o que diz a lei de Henry?

Segundo a Lei de Henry, a solubilidade de um gás em solução é proporcional a pressão que o gás exerce sobre o líquido. A fórmula fica assim:

Lei de Henry: Fórmula
Lei de Henry: Fórmula

Onde:

  • é a solubilidade do gás;
  • é a pressão que o gás exerce no líquido;
  • é a constante de Henry

A constante de Henry () é a constante de proporcionalidade que relaciona a solubilidade com a pressão. Essa constante depende do gás, da solução líquida e da temperatura!

Dica: Caso o gás que está em contato com o líquido seja uma mistura, como o ar atmosférico, para utilizarmos a Lei de Henry para um dos componentes, temos que levar em consideração a pressão parcial do componente no líquido.

Exemplo: Solubilidade do em um refrigerante

Um refrigerante foi fabricado por dissolução de  em em uma solução que contém flavorizantes e a solução foi selada em alumínio em º. Que quantidade de  está em uma lata de do refrigerante?

  • Dados: A º a constante de Henry para o  é 

Esse exemplo é uma aplicação da lei de Henry bem do nosso dia a dia! E a resolução dela esta aqui em baixo nesse vídeo, passo a passo especialmente pra você! 🧡👇

Curtiu nosso conteúdo! Quer aprender mais?

Você pode dar uma conferida no nosso conteúdo de Equilíbrios Físicos! Aqui no Responde Aí temos conteúdo em texto, vídeo, exercícios resolvidos passo a passo!

Mascote do RespondeAí!
Mascote do RespondeAí!

Você também pode clicar aqui pra conferir a resolução de milhares de questões de livro! 🤩🤩🤩

Conteúdos Complementares

Conceitos de Equilíbrios Físicos

Volatilidade Evaporação Difusão e Osmose