Número Quântico

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Os elétrons possuem características tanto de partículas quanto de ondas e por isso dizemos que ele tem um comportamento dual onda-partícula. Tendo isso em mente, surge a ideia de orbital. Orbital nada mais é do que uma função de onde que descreve o elétron e a máxima probabilidade de encontrar o elétron está no orbital. Se ligou em como que os orbitais são importantes, né? Por isso é necessário conseguirmos descrever esses orbitais, identificá-los e é exatamente isso que os números quânticos fazem.

Existem quatro números quânticos, vamos dar uma olhada neles:

Número quântico principal (): Está relacionado com a energia do orbital, ao tamanho/volume do orbital e ao número de nós. Assume qualquer valor natural diferente de zero.

Número quântico azimutal (): Cada nível se divide em valores de e por isso muitas vezes o chamamos de subnível. O poderá assumir qualquer número inteiro positivo, mas o valor máximo permitido é .

Esse número quântico irá nos informar o formato do orbital. Cada valor de possui uma letra correspondente:

Número quântico magnético (): Nos informa como o orbital está orientado no espaço. Ele pode assumir valores inteiros entre e .

Exemplo: Se ,

Número quântico de spin (): Se refere ao movimento do elétron em torno de seu próprio eixo. O elétron pode girar no sentido anti-horário (representado por ) ou no sentido horário (representado por ), assim o número quântico pode assumir dois valores:

Esses são os números quânticos. Curtiu? Continua com a gente que temos muito mais conteúdos =)

Conteúdos Complementares