Enunciado

105. Identifique os seguintes elementos como metais, não metais ou metaloides: (a) Chumbo;(b) enxofre;(c)zinco;(d) silício; (e) antimônio; (f) cádmio.

Passo 1

A tabela periódica consiste em três tipos de elementos: metais, não metais e metaloides.

Os metais estão do lado inferior esquerdo e no meio da tabela periódica e possuem propriedades comuns como baixa energia de ionização, bons condutores de calor e eletricidade , são sólidos , etc.

Os não-metais estão no lado superior direito da tabela e tem propriedades comuns como alta energia de ionização; maus condutores de calor e eletricidade são sólidos, líquidos , etc.

Os elementos que estão ao lado da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato, que devide metais e não-metais são conhecidos como metaloides. Eles exibem propriedade mistas de metais e não metais.

Passo 2

Letra (a)

O chumbo está no bloco p e está abaixo da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato. Portanto, o chumbo é um metal.

Passo 3

Letra (b)

O enxofre está no bloco p e está acima da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato. Portanto, o chumbo é um não-metal.

Passo 4

Letra (c)

O zinco está no bloco p e está abaixo da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato. Portanto, o chumbo é um metal.

Passo 5

Letra (d)

O silício está no bloco p e está ao lado da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato. Portanto, o chumbo é um metalóide.

Passo 6

Letra (e)

O antimônio está no bloco p e está ao lado da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato. Portanto, o chumbo é um metalóide.

Passo 7

Letra (f)

O cádmio está no bloco p e está abaixo da linha em zigue-zague, que vai do boro ao astato. Portanto, o chumbo é um metal.

Resposta

  1. Metal
  2. Não-metal
  3. Metal
  4. Metaloide
  5. Metaloide
  6. metal
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

99.(a) O que é uma relação diagonal? (b) Qual é a sua origem? (c) Dê dois exemplos que ilustrem este conceito.
101. Quais dos seguintes pares de elementos tem uma relação diagonal: (a) Li e Mg ;(b) Ca e Al ;(c) F e S?
Quais são as fontes de produção de hélio e argônio?
Quais são as fontes de produção de criptônio e xenônio?
Escreva a configuração dos elétrons de valência dos átomos de metais alcalinos. Explique, em termos de configurações eletrônicas, das energias de ionização e hidratação de seus íons, por que os metais