Responde Aí

Enunciado

115. Uma célula de concentração de prata foi construída com o eletrólito em ambos os eletrodos sendo inicialmente igual a 0,10   M   d e   A g N O ( a q ) em 25°C. O eletrólito em um dos eletrodos foi diluído cinco vezes por um fator de 10 e o potencial foi medido a cada vez. (a) Faça o gráfico do potencial desta célula em função de ln ⁡ A g + a n o d o . (b) Calcule o valor da inclinação da linha . A que termo na equação de nernst esse valor corresponde? O valor que você determinou a partir do gráfico é coerente com os valores que você determinaria a partir dos valores daquele termo? Se não for coerente, calcule seu erro percentual. (c) Qual é o valor do intercepto? A que termo da equação de Nernst esse valor corresponde?

Passo 1

Letra (a)

Em todas as reações químicas, a espécie que aumenta a concentração é a produtos. Portanto, na equação de Nemst, para uma célula de concentração, o eletrólito mais diluído é sempre o produto.

E = E ° - R T n F ln ⁡ A g + a n o d o A g + c a t o d o Um gráfico da voltagem da célula, E, versus ln ⁡ A g + a n o d o   seria um aumento linear com inclinação positiva porque uma diferença maior na concentração resulta em uma maior voltagem da célula. Em uma célula de concentração, quanto maior a concentração diferença entre o ânodo e o cátodo, maior a tensão da célula. Em

Em outras palavras, um valor decrescente para o numerador, A g + a n o d o , faz o In

cada vez mais negativo e, portanto, o termo, - R T n F ln ⁡ A g + a n o d o A g + c a t o d o cada vez mais positivo.

Passo 2

Letra (b)

A partir da equação de Nernst podemos escrever:

E = E ° - R T n F ln ⁡ Q = E ° - 0,025692 n ln ⁡ Q

Como nesta reação redox n=1, vem que a inclinação é - 0,025692 e esse valor corresponde aos termos R T n F . O valor é coerente sim, com o valor que determinaria a partir dos dados fornecidos.

Passo 3

Letra (c)

O valor do intercepto é obtido quando E = 0 . Sendo assim, a partir da equação temos que o intercepto é E ° . Corresponde ao potencial padrão da célula na equação de nernst.

Resposta

  1. Explicaão em texto
  2. Explicação em texto
  3. Explicação em texto
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13.35- Determine as constantes de equilíbrio das seguintes r
114. A variação de entropia de uma reação de célula pode ser
Identifique, na lista a seguir, as reações em que K1 . Escre
O organismo funciona como se fosse uma célula a combustível
O potencial de célula Zn(s)|Zn2+(aq,?)||Pb2+(aq, 0,10 mol.L-