Enunciado

135. Lembre-se, da seção 10.13, de que as moléculas de hemoglobina (Hb) do sangue transportam moléculas de O2 dos pulmões, onde a concentração de oxigênio é alta para tecidos em que ela é baixa. Nos tecidos, o equilíbrio H3O+(aq) + HbO2- (aq) // HHb(aq) + H2O(l) + O2(aq) libera oxigênio. Quando os músculos trabalham muito, eles produzem ácido lático como subproduto. (a) Que efeito o ácido láctico tem sobre a concentração de HbO2-? Quando a hemoglobina volta aos pulmões, onde a concentração de oxigênio é alta, como se altera a concentração de HbO2-?

Passo 1

Letra (a)

O H+ no ácido lático pode interagir com o Hb02 para produzir HHb e liberar mais moléculas de oxigênio, o que significa que a concentração de HBO2- será mais baixo nos tecidos.

Passo 2

Letra (b)

Como mais Hb retornará aos pulmões, mais oxigênio estará ligado a Hb para produzir HbO:, o que aumentará a concentração de HbO .

Resposta

  1. Explicação em texto
  2. Explicação em texto.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O tetrafluoreto de xenônio é um agente oxidante poderoso. Em uma solução ácida, ele se reduz a xenônio. Escreva a meia-reação correspondente.
133. As duas constantes de acidez do ácido oxálico, HOOCCOOH, deferem por um fator de cerca de 1.000: Pka1=1,23 e Pka2= 4,19. As duas constantes do ácido adípico, HOOC(CH4)2COOH : pKa1 = 4,43 e Pka2 =
Dê a fórmula do anidrido formal de cada ácido: (a) H2CO3; (b) B(OH)3
Dê a fórmula do ácido que corresponde a cada um dos seguintes anidridos formais: (a) N2O5; (b) P4O10; (c) SeO3