1.

A água régia é uma mistura de ácido nítrico com ácido clorídrico dois ácidos que se ionizam completamente, essa mistura é muito corrosiva sendo usada inclusive para reagir com metais nobres como o ouro. Apresente as fórmulas dos ácidos mencionados e suas respectivas reações de ionizações.

Resolução
2.

Em um determinado efluente gasoso, ocorre a emissão simultânea de anidridos sulfúrico e sulfuroso. A formação desses gases pode comprometer o equilíbrio ecológico devido a formação de chuva ácida. Aponte qual dos ácidos que poderia se formar causaria maior acidez.

Resolução
3.

A água da chuva é naturalmente ácida em virtude da presença normal de CO2(g)(dióxido de carbono) na atmosfera, que reage com a água e forma o ácido de fórmula H 2 C O 3 . No entanto, óxidos de enxofre e de nitrogênio contribuem para elevar ainda mais o pH da água, porque, ao se combinar com ela, eles reagem e formam os ácidos H 2 S O 3   e H N O 3 . Os nomes respectivos dos três ácidos mencionados são:a) Carbônico, Sulfúrico e Nítrico.

b) Carbônico, Sulfuroso e Nítrico.

c) Carbonoso, Sulfuroso e Nitroso.

d) Carbonoso, Sulfúrico e Nitroso.

e) Carbonoso, Sulfúrico e Nítrico.

Resolução
4.

Elementos de um mesmo grupo apresentam similaridades nas propriedades e também nas fórmulas que podem formar. Por exemplo, existem alguns halogênios, como o cloro, o bromo e o iodo, que têm a capacidade de formar quatro tipos de oxiácidos diferentes. Veja o caso do cloro: H C l O  (ácido hipocloroso), H C l O 2    (ácido cloroso), H C l O 3  (ácido clórico) e H C l O 4 (ácido perclórico). De acordo com essas informações, indique o nome correto do seguinte ácido: H B r O 2 :a) Ácido Bromídrico.

b) Ácido Hipobromoso.

c) Ácido Brômico.

d) Ácido Perbrômico.

e) Ácido Bromoso.

Resolução
5.

Sabendo que o ácido H 3 P O 3 é diprótico, determine a reação de ionização dele.

Resolução
6.

Apresente a reação de formação dos seguintes ácidos a partir dos seus anidridos ácidos correspondentes:

Ácido carbônico

Ácido sulfuroso

Ácido perclórico

Ácido hipobromoso

Resolução
7.

Um composto químico que vem sendo associado a problemas na exploração de petróleo é o H 2 S , um gás tóxico de ocorrência natural em fontes de petróleo. Esse gás apresenta ação ácida e pode acelerar processos de corrosão em tubulações destinadas ao transporte do petróleo e provocando fissuras e vazamentos. A toxidade desse gás é capaz de levar a morte e devido a esses fatores a escolha dos materiais adequados às práticas da industria do petróleo tem sido constantemente aprimoradas.

Determine o nome do ácido H 2 S e apresente sua reação de ionização.

Resolução
8.

O ácido fosfórico pode ser obtido pela reação de fosfatos inorgânicos com ácidos fortes, industrialmente a produção desse ácido é por tratamento de rochas ricas em fosfatos com o ácido sulfúrico. Considerando um ambiente de laboratório qual dos ácidos a seguir poderia ser usado para a obtenção do ácido fosfórico, na ausência do ácido sulfúrico?

H C l O

H 2 S

H C N

H N O 3

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas