Enunciado

15a – O metano (ponto de fusão a 91 K) e o tetrafluormetano (ponto de fusão a 89 K) não formam sólido e, na fase líquida, são apenas parcialmente miscíveis. A temperatura critica superior da mistura líquida é 94 K, com x(CF4) = 0,43. Há um eutético com x(CF4) = 0,88 e temperatura de 84 K.

A 86 K, a fase em equilíbrio com a solução líquida rica em tetrafluormetano se transforma de metano sólido e solução líquida rica em metano. Nessa temperatura, as duas soluções líquidas que estão em equilíbrio têm as composições x(CF4) = 0,10 e x(CF4) = 0,80. Esboce o diagrama de fases.

Passo 1

Para esboçarmos o diagrama, vamos precisar de algumas informações a respeito da mistura dos fluidos e também a respeito de cada fluido individual, informações que já foram fornecidas pelo enunciado.

Vamos primeiro pegar as temperaturas do ponto de fusão para cada fluido e correlaciona-los com a composição de CF4, que será a composição de referência para nosso diagrama.

Como foi dito que o metano tem ponto de fusão de 91 K, assim você vai colocar essa temperatura na composição de CF4 igual a zero, pois é uma característica de um fluido individual, assim considera-se que não temos CF4:

x C F 4 = 0 ;   T = 91   K

Já para o tetrafluorcarbono, a temperatura de fusão é 89 K e a composição é a composição de CF4 é igual a 1, pois nesse caso não temos o metano, assim:

x C F 4 = 1,0 ;   T = 89   K

Passo 2

Com as outras informações fornecidas pelo enunciado podemos montar o diagrama e chegando que:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A figura 6.39 mostra o diagrama de fases de dois líquidos parcialmente solúveis, que podem ser considerados como sendo a água (A) e o 2-metil-1-propanol (B). Descreva o que acontece quando se aquece u
Esboce o diagrama de fases do sistema N H 3 / N 2 H 4 a partir das seguintes informações: não há formação de composto; o N H 3 se congela a - 78 ° C , e o N 2 H 4 , a + 2 ° C ; há formação de um eutét
O éter metiletílico (A) e o diboranoB 2 H 6 (B) formam um composto que se funde congruentemente a 133 K . O sistema forma dois eutéticos, um com 25 % molar de B e a 123 K , e o outro com 90 % molar de
A figura 6.40 reproduz o diagrama de fases do sistema prata e estanho. Identifique cada região e descreva o que acontece quando se resfriam os líquidos com as composições aeb até a temperatura de 200
No diagrama de fases da figura 6.41, assinale a característica que mostra uma fusão incongruente. Qual a composição do eutético e em que temperatura o eutético se funde?