Enunciado

A figura 6.39 mostra o diagrama de fases de dois líquidos parcialmente solúveis, que podem ser considerados como sendo a água (A) e o 2-metil-1-propanol (B). Descreva o que acontece quando se aquece um sistema com composição x B = 0,8 . Em cada etapa do aquecimento dê o número de fases presentes, as respectivas composições e as quantidades relativas de fases presentes.

Passo 1

Cheegaa mais coleguinha... Bora juntinho do RA resolver mais uma questãozinha de diagrama de fases.

Bom, essa questãozinha da um diagrama pronto pra gente (bem melhor do que mandar a gente desenhar né :D)

E aí então devemos interpretar, analisando um aumento da temperatura na composição de x B = 0,8 .

Passo 2

Bom, se você se lembrar da teoria temos aqui um típico diagrama de líquidos parcialmente solúveis/miscíveis (“ah vá?! O enunciado disse isso meu patrão”)

Eu sei... maaass, é importante destacar isso, pq se você se lembrar mesmo, a região contida pela curva representa as diferentes composições e diferentes temperaturas nas quais teremos a formação de duas fases pelos líquidos, ou seja, eles não estarão solubilizados um no outro.

Isso, e saber que no topo da curva temos a temperatura crítica, acima da qual os líquidos se solubilizam independentemente das composições.

Isso praticamente mata o exercício, pois então, até a temperatura T l , teremos duas fases. Quando aumentamos acima desse valor, passamos a ter uma única fase.

Passo 3

Show de bola... mas o exercício ainda pede mais uma coisa, a composição das duas fases... bom uma fica bem clara pra gente.. x B = 0,8 de 2 - m e t i l - 1 - p r o p a n o l . Que é onde a linha da temperatura T l corta a região bifásica do lado direito.

Em compensação, a composição da outra fase será de: x B ≅ 0,37   d e   2 - m e t i l - 1 - p r o p a n o l . Que, novamente, é onde a linha da temperatura T l corta a região bifásica, só que desta vez no lado esquerdo da curva.

Percebeu??? Tá comigo?? Falta pouco!!

Por último, o enunciado pede as quantidades de fases relativa, podemos encontrar isso através da regra da alavanca.

Perceba que, a composição de x B , corta exatamente na curva que delimita a região bifásica... sempre que isso acontecer teremos que a quantidade de fases relativa é igual a 1.

O que significa que temos uma proporção de 1:1 entre as fases.

E por hoje isso é tudo jovem!! Te vejo na próxima questãozinha!

Resposta

Portanto, ao aquecermos um sistema com uma composição de x B = 0,8 , estaremos em uma região bifásica até atingirmos uma temperatura T l . Nesse momento, as composições de cada espécia será de 0,8 de 2-metil-1-propanol e aproximadamente 0,37 de água.

Pela regra da alavanca, temos uma fase relativa de 1:1.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que duas fases só podem estar em equilíbrio térmico se as respectivas temperaturas são iguais.
O composto p-azoxianisol forma um cristal líquido. Colocam-se 5,0 g do sólido num tubo de ensaio, que é então evacuado e selado. Com a regra das fases, prove que o sólido irá se fundir a uma temperatu
O dióxido de carbono, a alta pressão, é usado para separar diversos compostos no óleo de laranja. Na tabela vista a seguir é dada a fração molar do C O 2 (x) no liquido e (y) no vapor, a 323,2 K, em d
O desdobramento, ou desnaturação, de uma macromolécula biológica pode ocorrer devido ao tratamento com substâncias, chamadas desnaturantes, que rompem as interações intermoleculares responsáveis pela
Com o diagrama de fases da figura 6.41, dê (a) a solubilidade B em A a 500°C; (b) a solubilidade de AB2 em A a 390°C; e (c) a solubilidade de AB2 em B a 300°C.