Enunciado

23a – Dê as estruturas hiperfinas dos radicais XH2 e XD2, sendo X um núcleo com I=5/2.

Passo 1

Para este exercício, você deve conhecer como é um espectro dos respectivos radicais do enunciado. O radical XH2 é referente a um radical de um hidrogênio já o radical XD2 é referente a um radical de um deutério, que é um isótopo de hidrogênio.

No próximo passo, será mostrado como os núcleos destes radicais se comportam e são transmitidos em um espectro de EPR.

Passo 2

Em um espectro de EPR, o núcleo X, possuindo um spin de 5/2, produz seis conjuntos de linhas de igual intensidade.

Em relação aos átomos de hidrogênio e deutério, no espectro de EPR, para dois núcleos de H há uma divisão em cada um, em um conjunto de linhas cujas intensidade estão na razão 1:2:2:1.

Já para os núcleos de deutério, no espectro de EPR, eles se dividem em cada linha em um conjunto de linhas com relativas intensidades em uma razão de 1:2:4:2:1.

Passo 3

Então, com as informações acima sobre as características do espectro de EPR para cada átomo, você pode fazer os seguintes esboços para as estruturas:

-Para XH2:

-Para XD2:

Resposta

-Para XH2:

-Para XD2:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

18a – Um radical com dois prótons equivalentes exibe um espectro de três linhas com as intensidades na razão 1:2:1. As linhas estão a 330,2 mT, 332,5 mT e 334,8 mT. Qual a constante de acoplamento hip
10a – Esboce o espectro de RMN-¹H do acetaldeído (etanal) usando J = 2,90 Hz e os dados mencionados no Exercício 15.9a, num espectrômetro que opera (a) a 250 MHz ou (b) a 500 MHz.
16a – Qual a intensidade do campo magnético necessária num espectrômetro de EPR, na banda X (9 GHz), para se observar a RMN do ¹H e num espectrômetro de RMN a 300 MHz para se observar a EPR?
4a – Dos dois sistemas vistos a seguir, qual tem a maior separação entre os níveis de energia?A) Um próton num espectrômetro de RMN a 600 MHz, B) um dêuteron no mesmo espectrômetro?
5a – Calcule a diferença entre os estados de spin mais alto e mais baixo do núcleo de 14N num campo magnético de 15,00 T.