Enunciado

3.23 Existem três dicloro-benzenos, C 6 H 4 C l 2 ,   que diferem entre si nas posições relativas dos átomos de cloro ligados ao anel benzeno. (a) Quais das três formas são polares? (b) Qual delas tem o maior momento de dipolo?

Passo 1

(a) As formas 1 e 2 são as polares, pois os dipolos não se anulam (como acontece na 3, que estão em lados opostos e os vetores se anulam).

Passo 2

(b) Vamos pensar na forma 1 como dois vetores com ângulo de 60° (por causa do benzeno, que forma um hexagono, portanto, 60°) e na forma 2 como dois vetores com ângulo de 120°. É razoável perceber que a soma (vetorial, regra do paralelogramo blábláblá) na forma 1 dá maior, logo, a forma um tem o maior momento de dipolo.

Resposta

(a) Formas 1 e 2.

(b) Forma 1.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

67. Quando moléculas surfactantes de cadeia longa com uma ´´ cabeça ´´ polar e uma ´´ cauda´´ apolar são colocadas na água, formam-se micelas, nas quais as caudas não polares se agregam e as cabeças p
(a) Qual das seguintes espécies tem a maior polarizabilidade: íons rubídio, átomos de potássio, íons sódio? (b) Explique sua resposta.
(a) Qual das seguintes espécies tem a maior polarizabilidade: íons cloreto, átomos de bromo, íons brometo? (b) Explique sua resposta.
Classifique cada um dos seguintes sólidos como iônico, reticular, metálico ou molecular: pirita de ferro (ouro do tolo), F e S 2 ;octano (um componente da gasolina), C 8 H 18 ; nitreto de boro cúbico
Classifique cada um dos seguintes sólidos como iônico, reticular, metálico ou molecular: quartzo, S i O 2 ;calcário, C a C O 2 ; gelo seco, C O 2 ; sacarose, C 1 2 H 2 2 O 11 ; polietileno, um polímer