Enunciado

3.26 O xenônio forma X e O 3 , X e O 4 e X e O 6 4 - , que são poderosos agentes oxidantes. Escreva suas estruturas de Lewis, ângulos de ligação e dê a hibridação dos átomos de xenônio. Qual deles teria as maiores distâncias X e - O ?

Passo 1

X e O 3 :

Como o átomo central tem um par de elétrons livres e faz três ligações (aqui as ligação dupla conta como uma só), então esperamos um arranjo tetraédrico, sendo assim, os ângulos de ligação seriam próximos de 109,5°.

X e O 4 :

Como o átomo central não tem par de elétrons livres e faz quatro ligações, então esperamos um arranjo tetraédrico, sendo assim, os ângulos de ligação seriam de 109,5°.

X e O 6 4 -

Como o átomo central não tem par de elétrons livres e faz seis ligações, então esperamos um arranjo octaédrico, sendo assim, os ângulos de ligação seriam próximos de 90°.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.5 (a) Qual é a forma da molécula do cloreto de tionila, S O C l 2 ? O enxofre é o átomo central. (b) Quantos ângulos de ligação O S C l diferentes existem na molécula? (c) Quais são os valores esper
3.13 Escreva as estruturas de Lewis e a fórmula VSEPR, indique a forma da espécie e prediga os ângulos de ligação aproximados de: (a) C F 3 C l ; (b) T e C l 4 ; (c) C O F 2 ; (d) C H 3 -
3.11 Dê a fórmula VSEPR, a forma molecular e os ângulos de ligação de cada uma das seguintes espécies: (a) I 3 - ; (b) P O C l 3 ; (c) I O 3 - ; (d) N 2 O .
3.6 (a) Qual é a forma da molécula X e F 2 ? (b) Quais são os valores esperados para os ângulos F X e F ?
3.8 (a) Qual é a forma do íon S b F 5 2 - ? (b) Quantos ângulos F S b F diferentes existem na molécula? (c) Quais são os valores esperados para os ângulos F S b F ?