Enunciado

59. Use as energias livres de Gibbs padrão de formação do apêndice 2A para calcular o ∆ G ° de cada uma das seguintes reações em 25°C. Comente sobre a espontaneidade de cada reação, em condições padrão em 25°C.

(a) 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g)

(b) CaCO3(s,calcita) CaO(s) + CO2(g)

(c) 2 C8H18(l) + 25 O2(g) → 16 CO2(g) + 18 H2O(l)

Passo 1

Letra (a)

A reação envolvida neste caso é:

2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g)

Para calcular a energia livre de Gibss padrão de reação, devemos utilizar a seguinte expressão:

∆ G ° = ∑ n ∆ G f ° p r o d u t o s - ∑ n ∆ G f ° r e a g e n t e s

Sendo assim, temos que a energia livre de Gibss padrão de reação neste caso será :

∆ G ° = 2 m o l ∆ G f ° S O 3 , g - 2 m o l ∆ G f ° S O 2 , g + 1,0 m o l ∆ G f ° O 2 , g

Pegando os dados do apêndice 2A, vem que:

∆ G ° = 2 - 371,06 - [ 2 - 300,19 + 1 0 ]

∆ G ° = - 141,74 K J m o l

Uma reação é dita espontânea se seu ∆ G ° < 0 e é dita não espontânea quando ∆ G ° > 0 . Sendo assim, como ∆ G ° < 0 podemos afirmar que a reação em questão é espontânea.

Passo 2

Letra (b)

Idem opção anterior, bastando apenas seguir os mesmos passos e encontrar os valores no apêndice 2A para as espécies envolvidas nesta reação. Devendo apenas ficar atento no sinal do valor encontrado para poder opinar sobre a espontaneidade da reação em questão.

Passo 3

Letra (c)

Idem opção anterior, bastando apenas seguir os mesmos passos e encontrar os valores no apêndice 2A para as espécies envolvidas nesta reação. Devendo apenas ficar atento no sinal do valor encontrado para poder opinar sobre a espontaneidade da reação em questão.

Resposta

  1. ∆ G ° = - 141,74 K J m o l
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

61. Determine quais dos seguintes compostos são estáveis em relação a decomposição em seus elementos, em condições padrão em 25°C (veja o apêndice 2 A): (a) PCl5(g); (b) HCN(g); (c) NO (g); (d) SO2(g)
63. Quais dos seguintes compostos tornam-se menos estáveis em relação aos elementos quando a temperatura aumenta: (a) P C l 5 ( g ) ; (b) H C N ( g ) ; (c) N O ( g ) ; (d) S O 2 ( g ) ?
Desenvolva o argumento de que, para qualquer líquido na pressão atmosférica (isto é, um líquido que ferve acima da temperatura ambiente quando a pressão externa é de 1 atm), o valor numérico de ∆ H v
É útil entender gráficos de funções termodinâmicas para interpretá-las em termos do comportamento das moléculas. Analise o gráfico da dependência da energia livre de Gibbs padrão molar das três fases
O p K h w da água pesada, D 2 O , em 30°C, é 13,8330 a 30 ° C. Suponha que ∆ H r 0 para esta reação seja independente da temperatura e usando as informações do Exercício 11.127, para calcule ∆ S r 0 d